A História da África e do negro no Brasil nos livros didáticos: a experiência com a Lei 10.639/2003 no Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto em Madre de Deus -BA

Authors

  • Vera Lucia Bispo dos Santos UNILAB - universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Keywords:

História. África. Ensino. Escola.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo avaliar os resultados da implementação da Lei 10.639/2003, na Escola Municipal Professor Magalhães Netto, situada no município de Madre de Deus-BA, a partir dos materiais didáticos utilizados nas aulas de História do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e da realização de uma sondagem com alunos do 7º ano, no intuito maior de analisar os conteúdos referentes à História da África e à História do Negro no Brasil e a modo como o continente africano é percebido em sala de aula pelos alunos, contribuindo para uma reflexão inicial sobre as práticas pedagógicas relacionadas à lei no âmbito desta escola em particular.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vera Lucia Bispo dos Santos, UNILAB - universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Instituto de Humanidades e LetrasA História da África e do negro no Brasil nos livros didáticos: a experiência com a Lei 10.639/2003 no Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto em Madre de Deus -BA

References

BORGES, Dielen; MARTINS, Talita. Cultura Afro. Coleção Civilização Brasileira –São Paulo: DCL 2010.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Superando o Racismo na escola - 2 ed- MUNANGA, Kabengele 2005.

CARVALHO, Leandro - Idade do ferro na África Disponível em- alunosonline.uol.com.br, acesso em: 08/11/2015 as 20:36h.

Conhecendo Madre de Deus. Disponível em: https://madrededeus.wordpres.com. acesso em: 30/08/2016.

DUARTE, Eduardo de Assis - Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 31. Brasília, janeiro-junho de 2008.


FASI, Mohammed ele (Ed.). História Geral da África, III: África do século VII ao XI. Brasília: Unesco, 2010, p.88.


FONSECA, Thais Nívia de Lima e – História e Ensino de História - 2 ed - Belo Horizonte: Autentica 2006

MATOS, Hebe Maria, O Ensino da História e a luta contra a discriminação racial no Brasil. ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.): Casa da Palavra 2003.

PEREIRA, Edimilson de Almeida, Malungos na Escola: Questões sobre culturas afrodescendentes e educação – São Paulo: Paulinas, 2007, - (coleção educação em foco. Série educação, História e cultura)
RIBEIRO, Fabia Barbosa: Diversidade Étnico Racial no Brasil “IN” Abordagens Políticas, Históricas e Pedagógicas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar


SANT’ANNA, Wânia - Marco Conceitual do Projeto a Cor da Cultura - 2005. Disponível em: www.acordacultura.org.br Acesso em: 22/14/2014.

SILVEIRA, Daniela Ensino da cultura afro-brasileira nas escolas depende de “boa vontade” 2014. Disponível em: www.acordacultura.org.br acesso em: 24/04/2015


SILVA, Geranilde Costa; LIMA, Ivan Costa; MEIJER, Rebeca Alcântara da Silva (Orgs) Fortaleza: Unilab, 2015 pp 69-91.

WITOSLAWSKI, Henrique. História: 6º Ano / Henrique Witoslawski/ Ilustração DKO Estúdio Roca. – Curitiba: Positivo, 2013.

WITOSLAWSKI, Henrique. História: 7º Ano / Henrique Witoslawski/ Ilustração DKO Estúdio Roca. – Curitiba: Positivo, 2013

Published

2018-04-30