Da tradição e da originalidade: uma análise do conservadorismo em Nietzsche

Autores

  • Alexandre Bartilotti Machado Universidade do Estado da Bahia
  • Márcia Maria da Silva Barreiros Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Nietzsche. Nietzschianismo. Política. Aristocracia. Eterno retorno;

Resumo

Neste trabalho, pretendemos analisar de que forma se constrói o pensamento político conservador de Nietzsche, parte, talvez, menos estudada de sua obra. Para tal, expor-se-á um panorama histórico-filosófico em torno das bases fundamentais do pensamento conservador; após isso, enquanto fonte de análise, focar-se-á num trecho do aforismo 260 presente na obra Além do bem e do mal (1886). Pretendemos, a partir disso, perceber, no fim, de que maneira Nietzsche vê o conservadorismo de seu século e que tipo de conservadorismo ele propõe em meio a isso. Objetivamos, assim, a partir dessa interconexão expor uma interpretação do conservadorismo nietzschiano de acordo com o conceito de “conservadorismo” (OAKESHOTT, 1991).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Bartilotti Machado, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Correio eletrônico: alexandrebmachado@yahoo.com

Márcia Maria da Silva Barreiros, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Católica do Salvador (1991), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1997), doutorado em História - Pontifíce Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-doutorado em História pela Universidade do Estado de São Paulo - USP (2013). Atualmente é docente adjunto ( D.E.) da Universidade do Estado da Bahia /UNEB. Tem experiência na área de Ensino, lecionando os componentes curriculares da sub-área de história antiga e história medieval na Graduação. Possui experiência de pesquisa histórica, com ênfase em História das Mulheres e das Relações entre os Gêneros, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres, literatura feminina, feminismos, representações e memórias femininas, relações de gênero, história da leitura e da escrita, periodismo e cultura baiana. É docente do Curso de Especialização em História (Uefs) e do Mestrado em História (Uefs). É autora do livro "Entre a Tinta e o Papel: memórias de leituras escritas femininas na Bahia (1870-1920)". Salvador, Quarteto Editora, 2005 e, co-autora do livro Revisitando Clio: estudos sobre mulheres e as relações de gênero na Bahia, Feira de Santana, UEFS Editora, 2014. de publicou diversos artigos, ensaios, coletâneas e capítulos de livros. Atualmente compõe, como pesquisadora, o Grupo de Pesquisa Gênero, cultura, poder e território. UEFS/CNPQ. Avaliadora do MEC/INEP. Professora Formadora do curso de História da Parfor: Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR. Plataforma Freire/UNEB. Professora Formadora do Curso de História da Renafor: Rede Nacional de Formação Continuada / IAT-Instituto Aníso Teixeira \Bahia. Membro de Comissões da UNEB: NDE Núcleo Docente Estruturante.

Downloads

Publicado

2021-02-04