A História cinéfila: interações entre linguagem cinematográfica e produção do conhecimento histórico.
Palavras-chave:
história, cinema, linguagemResumo
Identificar e compreender os elementos da linguagem cinematográfica como abordagem metodológica consistente para a pesquisa Histórica é um principal objetivo deste artigo. Uma gama considerável de estudiosos que se propõem a escrever sobre as relações entre História e cinema se preocupam em explicitar a necessidade do pesquisador deste eixo temático conhecer como se estrutura, organiza e atua a imagem fílmica. Deste modo, o presente trabalho tenciona abordar os funcionamentos de aspectos ligados a representações estéticas no cinema com o intuito de estabelecer um sentido histórico para eles no contexto narrativo das obras em que se inserem. Uma vez que a maneira como a imagem é apresentada constrói um discurso, é preciso, então, que o historiador esteja familiarizado teórica e tecnicamente com ela para que seu trabalho seja eficaz.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AUMONT, Jacques e outros autores. A Estética do Filme. Campinas. Papirus. 1995.
BARROS, José D’assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In. NÓVOA, Jorge. BARROS, José D’assunção. (orgs.) Cinema-História. Teoria e Representações sociais no cinema. Rio de Janeiro. Apicuri. 2012.
CARDOSO, Mauricio O cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974). Tese de Doutorado. São Paulo. FFLCH-USP. 2007.
EINSENSTEIN, Serguei. Au-delá des étoiles. Apud AUMONT, Jacques e outros autores. A Estética do Filme. Campinas. Papirus. 1995.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992.
LAGNY, Michèle. O Cinema como Fonte de História. In. NÓVOA. Jorge (org.) CINEMATÓGRAFO: Um Olhar para a História. Salvador, São Paulo, EDUFBA, Editora UNESP. 2009.
MITRY, Jean. Esthétique et psychologie du cinema. Apud AUMONT, Jacques e outros autores. A Estética do Filme. Campinas. Papirus. 1995.
NAPOLITANO, Marcos. A História Depois do Papel. In. PINSKY, Carla (org.) Fontes Históricas. São Paulo. Contexto. 2005. p. 237-238.
ROSENSTONE, Robert. História em imagens, história em palavras: reflexões sobre as possibilidades de plasmar a história em imagens. O Olho da história: Revista de História Contemporânea, Salvador, n.5, p. 105-116, set. 1998.
VALIM, Alexandre Busko. Imagens Vigiadas: cinema e guerra fria no Brasil, 1945-1954. Maringá. EDUEM/Fundação Araucária. 2010
BARROS, José D’assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In. NÓVOA, Jorge. BARROS, José D’assunção. (orgs.) Cinema-História. Teoria e Representações sociais no cinema. Rio de Janeiro. Apicuri. 2012.
CARDOSO, Mauricio O cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974). Tese de Doutorado. São Paulo. FFLCH-USP. 2007.
EINSENSTEIN, Serguei. Au-delá des étoiles. Apud AUMONT, Jacques e outros autores. A Estética do Filme. Campinas. Papirus. 1995.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992.
LAGNY, Michèle. O Cinema como Fonte de História. In. NÓVOA. Jorge (org.) CINEMATÓGRAFO: Um Olhar para a História. Salvador, São Paulo, EDUFBA, Editora UNESP. 2009.
MITRY, Jean. Esthétique et psychologie du cinema. Apud AUMONT, Jacques e outros autores. A Estética do Filme. Campinas. Papirus. 1995.
NAPOLITANO, Marcos. A História Depois do Papel. In. PINSKY, Carla (org.) Fontes Históricas. São Paulo. Contexto. 2005. p. 237-238.
ROSENSTONE, Robert. História em imagens, história em palavras: reflexões sobre as possibilidades de plasmar a história em imagens. O Olho da história: Revista de História Contemporânea, Salvador, n.5, p. 105-116, set. 1998.
VALIM, Alexandre Busko. Imagens Vigiadas: cinema e guerra fria no Brasil, 1945-1954. Maringá. EDUEM/Fundação Araucária. 2010
Downloads
Publicado
2016-12-31
Edição
Seção
Artigo Livre