Tensão entre o normativo e a experiência no oitocentos: As mulheres de elite e o casamento em São Paulo

Autores

  • Jessica Santana de Assis Alves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Ensino e Tutoria em História (PET-História)

Palavras-chave:

Mulheres de elite. Legislação. Matrimônio.

Resumo

Neste trabalho serão analisadas as regras e as normas sociais e jurídicas que delimitavam a atuação das mulheres no matrimônio, e consequentemente na família no século XIX. Para discutir as questões legais, foram utilizadas como base as Ordenações Filipinas e as Instituições do Direito Civil brasileiro do Jurisconsulto Lourenço Trigo de Loureiro. As mulheres não podem ser analisadas em uma só categoria. Por se tratar de uma sociedade escravista e hierarquizada, cada grupo de mulheres, dependendo de sua cor e classe social possuía a sua especificidade. Devido a isso, optou-se por privilegiar uma camada social, isto é, das mulheres de posses. Será abordada a partir da historiografia das mulheres sobre São Paulo a experiência de mulheres que fugiram à regra da ordem da sociedade patriarcal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Santana de Assis Alves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Ensino e Tutoria em História (PET-História)

Tem experiência na área de História, com ênfase em História das mulheres.

Referências

DIAS, Maria Odila da Silva. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1995.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal/ Gilberto Freyre: apresentação de Fernando Henrique Cardoso – 48° ed. São Paulo: Global, 2003.
GRAHAM, Sandra Lauderdale. Caetana diz não. História de mulheres da sociedade escravista brasileira. São Paulo: Companhia das letras, 2005.
LOUREIRO, Lourenço Trigo de. Instituições de direito civil brasileiro. 2 v. (Coleção história do direito brasileiro. Direito civil; 5). Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: Mary Del Priore (org.); Carla Bassanezi Pinsky (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe. Florianópolis: UFSC, 1998.
PINSKY, Carla Bassanezi. Estudos de gênero e historia social. Estudos Feministas, Florianópolis, 17(1): 296, janeiro-abril/2009.
SAMARA, Eni de Mesquita. As mulheres, o poder e a família. São Paulo: Marco Zero, 1989.
SBRAVATI, Daniela Fernanda. Senhoras de incerta condição: proprietárias de escravos em Desterro na segunda metade do século XIX. Florianópolis, 2008.
SILVA, Lianzi dos Santos. Mulheres em cena: as novas roupagens do primeiro damismo na assistência social. - Dissertação de mestrado, PUC. Rido de Janeiro, 2009.
RIBEIRO, Marcos Profeta. Mulheres e Poder no Alto Sertão da Bahia: a escrita epistolar de Celsina Teixeira Ladeia (1901-1927). PUC, 2009.

Downloads

Publicado

2018-04-30