CHAMADA PARA PROPOSTAS DE DOSSIÊ TEMATICO

2023-01-27

 

 

 

A Jovens do Sul Global – Revista de Sociologia da Juventude abre chamada pública para apresentação de propostas de Dossiês Temáticos, para os volumes 1 e 2, a serem publicados no decorrer dos anos de 2023 e 2024.

 

1 Objetivo

A presente chamada tem por objetivo a convocação de pesquisadores doutores do campo da Sociologia da Juventude e/ou Ciências Humanas para a proposição de dossiês temáticos para os volumes 1 e 2 da revista Jovens do Sul Global, a serem publicados no decorrer dos anos de 2023 e 2024.

 

2 Regras para o envio de propostas

Para apresentar proposta de dossiê os autores devem fazer o registro completo na revista Jovens do Sul Global, em  https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/jovens/user/register

Somente serão consideradas para avaliação as propostas enviadas por meio do endereço eletrônico https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/jovens/about/submissions . Os proponentes deverão acessar a opção “Fazer nova submissão”; marcar a sessão Dossiê; preencher todas as informações solicitadas; transferir o manuscrito em um único arquivo; inserir os Metadados e fazer a confirmação.  

O tema proposto deve ser adequado ao escopo da revista Jovens do Sul Global, que busca reunir contribuições que expressem a diversidade temática, de enfoques teóricos e abordagens metodológicas sobre as manifestações do fenômeno juvenil no Sul Global.

As propostas devem contar com dois a três pesquisadores, todos com o título de doutorado. Devem primar pela diversidade de vinculação institucional e contar com pelo menos um proponente afiliado a uma instituição de fora do Brasil, visando garantir internacionalização da publicação.

As propostas, devem ser redigidas nos três idiomas: português, espanhol e inglês

As propostas devem apresentar os seguintes tens:

  1. Título do dossiê, que não ultrapasse 10(dez) palavras;
  2. Resumo da chamada do dossiê, com até 200 palavras;
  3. Nomes dos proponentes e suas respectivas vinculações institucionais e países de residência;
  4. Currículo resumido dos proponentes, com destaque para as publicações de maior impacto no tema do dossiê nos últimos quatro anos;
  5. Breve detalhamento sobre a origem da proposta, por exemplo, se derivada de um workshop, uma conferência, um projeto de pesquisa, etc.
  6. Proposta de Chamada de Artigos para Dossiê contendo apresentação do tema da chamada, sua relevância e sua problematização, relação de assuntos atinentes ao tema, redigida em até 2000 (dois mil) caracteres.
  7. Lista com o título dos possíveis artigos, contendo os nomes dos pesquisadores convidados e suas afiliações, com indicação de comprometimento para a escrita do artigo de cada pesquisador convidado, Resumo e Palavras-chaves.


3 Critérios de avaliação

Serão considerados como critérios para a avaliação das propostas de dossiê:

  1. Adequação à política editorial da revista Jovens do Sul Global.
  2. Relevância, originalidade e atualidade da proposta.
  3. Consistência teórica e coerência da proposta em relação à unidade temática do dossiê.
  4. Abrangência da temática de modo a permitir a diversidade teórico-metodológica dos artigos.
  5. Abrangência da temática a fim de garantira a internacionalização dos artigos.
  6. Relação de artigos que poderão vir a compor o dossiê após a avaliação ad hoc, contendo Titulo, Autores e suas titulações e vinculação institucionais, Resumo, Palavras-chaves.

 

4 Atribuição dos organizadores

Os organizadores dos dossiês aprovados se comprometem a:

  1. Divulgar a chamada e incentivar a submissão de contribuições;
  2. Preparar um texto de apresentação sobre o tema do dossiê, contextualizando o campo temático e os artigos selecionados;
  3. Atuar como editores de seção dos artigos vinculados ao dossiê, observando os procedimentos de avaliação acadêmica definidos pelo Conselho Editorial até a publicação final do dossiê.

 

5 Critérios de avaliação dos artigos do dossiê

  1. Os manuscritos submetidos aos dossiês serão submetidos a avaliação ad hoc no sistema dupla cega por pares, obedecendo às mesmas regras dos artigos submetidos em fluxo contínuo à revista Jovens do Sul Global.
  2. O dossiê, para ser publicado, deverá atingir no mínimo 6 (seis) artigos com pareceres favoráveis, dos quais no mínimo 2 (dois) devem ser de autores vinculados a instituições de fora do Brasil.
  3. Se o quantitativo de artigos não for atingido, o dossiê poderá não ser publicado, e os artigos poderão ser considerados para publicação em fluxo contínuo.

 

6 Cronograma

Submissão de propostas para dossiês até dia 15/05/2023.

Resultado da avaliação até dia 3/05/2023. A submissão de artigos aos dossiês aprovados seguirá cronograma a ser especificado pelos Editores da Sessão Dossiê e Editor Chefe.

 

Comitê Editorial

Jovens do Sul Global – Revista de Sociologia da Juventude