O Lúdico e os Jogos na Aprendizagem Matemática Escolar
Palavras-chave:
Lúdico, Jogos, Aprendizagem, MatemáticaResumo
Os documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática e Base Nacional Comum Curricular, ressaltam que um aspecto relevante ao se trabalhar com jogos são os desafios genuínos que provocam nos estudantes, gerando assim, interesse e prazer, por isso, sugerem que os mesmos façam parte da cultura escolar. O presente artigo objetivou apresentar um estudo sobre o lúdico e os jogos na aprendizagem do ensino da matemática e mostrar a importância deles no desenvolvimento dos estudantes e no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Este trabalho justifica-se pela necessidade de buscar possibilidades de trabalhar o lúdico e os jogos como instrumentos na aprendizagem matemática, onde possa tornar mais fácil a compreensão dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, a partir de fichamentos de livros e artigos de revistas. E a partir das seguintes categorias de análise: Teoria histórico-cultural, jogos e aprendizagem, constatou-se que, faz-se necessário refletir a importância dos jogos em sala de aula, buscando compreender o papel que eles exercem na aprendizagem de matemática, pois propicia aos estudantes o desenvolvimento do pensamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.