Zero-inflated cure rate model
an aplication to HIV/AIDS patients data in Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
análise de sobreviência, dados censurados, modelos inflacionados de zeros, modelos de longa duraçãoResumo
Neste trabalho, objetivou-se ajustar algumas distribuições de probabilidade para descrever o tempo de sobrevida em pacientes com HIV/AIDS no Mato Grosso do Sul, Brasil, acompanhados entre 2009 e 2018. Nas distribuições abordadas, fez-se necessária a implementação de parâmetros para modelar os tempos nulos (inflação de zeros) e os de longa duração (fração de cura). Com base no Critério de Akaike, a distribuição Kumaraswamy Gama Generalizado foi a que melhor se ajustou aos dados, e então foi utilizada em um modelo de regressão que continha as variáveis explicativas: sexo, raça e escolaridade. Baseado nesse ajuste, o sexo feminino, a raça branca, e a escolaridade superior a oito anos foram associados a um maior tempo de sobrevida. Com base nessas interpretações, pode-se discutir a necessidade de políticas de prevenção e diagnóstico precoce de HIV focadas para grupos específicos associados a menor sobrevida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.