O espelho africano em pedaços
diálogos entre as representações da África no imaginário escolar e os livros didáticos de história, um estudo de caso no Recôncavo Baiano
Mots-clés :
Ensino da história africana, Recôncavo Baiano, Livros didáticosRésumé
A intenção do presente artigo é contribuir para o importante debate estabelecido
recentemente no Brasil e presente nos diálogos e estudos africanistas há alguns anos acerca do ensino
da história africana. Com um olhar mais microscópico, nossas intenções irão se concentrar em dois
aspectos chaves da questão apresentada. O primeiro intento é o de identificar, de forma parcial,
algumas das principais imagens veiculadas sobre África por alguns estudantes da 5ª e da 8ª séries do
Ensino Fundamental de escolas no Recôncavo Baiano. O segundo aspecto abordado é de maior
amplitude, mas apresenta-se como um objeto importante para as reflexões acerca das imagens de
África encontradas no tópico anterior. Nele serão apresentados alguns dos resultados obtidos na
investigação sobre o tratamento da história africana em livros didáticos de História brasileiros,
principalmente no que se refere aos temas abordados acerca da História da África e às imagens
veiculadas. A articulação entre esses dois objetos nos parece extremamente fecunda como ponto de
partida para a realização de atividades e iniciativas que visem a minimização dos problemas observados
e permitam a criação de instrumentos para uma adequada abordagem da história africana nas escolas
brasileiras e da região em enfoque.