PRÁTICAS MEDITATIVAS E SUA INTERFACE COM OS CAMPOS DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.

Autores/as

  • Jeane Trindade de Brito Universidade Federal da Bahia
  • Lívia Botelho Félix Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/CAT-UFBA).
  • Joana Azevêdo Lima Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/CAT-UFBA).
  • Mayra Ribeiro Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/CAT-UFBA).

Palabras clave:

Meditação, Psicologia, Educação, Mindfulness

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica sobre meditação e sua interface com os campos da Psicologia e Educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos seguintes bancos de dados: Portal de Periódicos da Capes, Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e do Scientific Electronic Library Online (SciELO). Visando explorar como este objeto e fenômeno social - meditação - tem sido apropriado pelas ciências psicológicas e aplicadas ao contexto educacional. O corpus, selecionado por meio de critérios específicos, foi composto por 13 artigos publicados entre os anos de 2012 e 2019, e submetido à Análise Temática de conteúdo, com base na perspectiva de Minayo, sendo que os resultados foram categorizados em três eixos analíticos. Como principais conclusões, destacam-se: o predomínio de pesquisas realizadas no sul/sudeste do Brasil; forte associação entre as concepções de meditação e mindfulness, ancoradas em perspectivas cognitivistas, literatura estrangeira norte-americana e metodologia quantitativa; observou-se uma lacuna envolvendo a educação infantil e o potencial da creche como lócus de pesquisa e intervenção alinhadas às práticas meditativas. Dessa forma, considera-se que as práticas integrativas e complementares, nas quais a meditação pode estar inclusa, podem se consolidar como importante estratégia pedagógica e terapêutica no enfrentamento de queixas escolares e promoção de saúde mental junto à população infantojuvenil. Ainda que escassos, os estudos têm apontado um status promissor para as práticas meditativas aplicadas neste contexto e espera-se que estes achados possam orientar a produção de novas pesquisas e intervenções no campo.

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Biografía del autor/a

Lívia Botelho Félix , Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/CAT-UFBA).

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (IMS/CAT-UFBA). Integra o Laboratório de Interação Social Humana (LabInt-UFPE). 

Joana Azevêdo Lima , Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/CAT-UFBA).

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Psicoterapeuta Analítica, Especialista em Psicologia da Saúde. Professora Substituta da UFBA/IMS/CAT.

Mayra Ribeiro, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/CAT-UFBA).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professora Assistente II em regime de dedicação exclusiva no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira - Vitória da Conquista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, psicologia escolar, educação inclusiva.

Publicado

2022-04-08

Cómo citar

Trindade de Brito, J., Botelho Félix , L. ., Joana Azevêdo Lima, & Mayra Ribeiro. (2022). PRÁTICAS MEDITATIVAS E SUA INTERFACE COM OS CAMPOS DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. REVISE - Revista Integrativa En Innovaciones Tecnológicas En Las Ciencias De La Salud, 9(fluxocontinuo), 272–293. Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/2277

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