DIALOGANDO E CUIDANDO DE QUEM CUIDA NA PERSPECTIVA DO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM
DOI :
https://doi.org/10.46635/revise.v1i01-01.1706Mots-clés :
Cuidado, coto umbilical, processo ensino-aprendizagemRésumé
O início da atividade sexual precoce tem ocasionado um elevado número de gravidez na adolescência gerando a necessidade de estratégias de educação em saúde que superem as lacunas existentes no cuidar do binômio mãe-filho, e família. Este estudo tem como objetivo socializar experiências de educação em saúde numa perspectiva Freireana, a partir do saber popular de gestantes acerca do trabalho de parto, parto e cuidado com o coto umbilical. Trata-se de um relato de experiência de uma oficina realizada com 12 gestantes de faixa etária entre 15 a 19 anos do Grupo de gestantes do município de Jequié – BA. Os temas discutidos na oficina foram trabalho de parto, parto e cuidados ao coto umbilical, dos quais emergiram 02 eixos temáticos, a saber: 1) Entre a emoção e a dor: as ambiguidades que envolvem o trabalho de parto e o parto; 2) Diferentes olhares acerca da prática cuidadora do coto umbilical. Acreditamos que a assistência pré-natal não tem conseguido atender às inquietações das gestantes de forma integral, principalmente no que se refere ao trabalho de parto, parto e dos primeiros cuidados com o recém-nato (RN), acarretando dúvidas potencializadas pelo despreparo que se encontram as gestantes, principalmente as adolescentes primigestas. Tivemos a oportunidade de comprovar que o saber popular pode ser permeado por conhecimentos de fundamentação teórica que contribui para um melhor enfrentamento em situações estressantes. Contudo, algumas orientações baseadas no saber popular transmitidas de geração a geração de forma equivocadas e inadequadas podem gerar prejuízos aos cuidados prestados à gestante e ao RN, suscitando a realização de ações de educação em saúde que criem oportunidades de reflexão-ação acerca dos diferentes modos de cuidar da saúde. Nesta perspectiva, este estudo proporcionou reflexões sobre a relevância do compartilhamento dos diferentes saberes que permeia o ato de cuidar, no qual o reconhecimento de fragilidades das ações dos profissionais de saúde frente às diversidades culturais solicita um firme compromisso com a sociedade, para desenvolver potencialidades de enfrentamento das limitações sociais, econômicas e culturais, com o intuito de alcançar respostas sociais participativas e emancipadoras.
Palavras-chave: Cuidado, coto umbilical, processo ensino-aprendizagem