Análise fitoquímica e atividade antibacteriana dos extratos de securidaca longepedunculata

Autores

  • Isac Cláudio Minisso Universidade Pedagógica de Maputo
  • Lázaro Gonçalves Cuinica Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística- Universidade Rovuma, Caixa Postal: 544, Telefax: 26214638, Campus Universitário de Napipine, Avenida Josina Machel nº 256, Nampula - Moçambique.

Resumo

Securidaca longepedunculata é uma planta usada pela população moçambicana para o tratamento de doenças de origem bacteriana. Neste contexto, no presente trabalho realizou-se estudo fitoquímico e atividade antibacteriana dos extratos das raízes e folhas. Os extratos foram obtidos por maceração hidroetanólica e água. Os testes fitoquímicos qualitativos foram realizados por reagentes específicos para cada metabólito secundário. A análise fitoquímica quantitativa foi feita por espectrofotômetro UV/VIS, onde, os alcaloides foram analisados a 366 nm, flavonoides a 415 nm e taninos a 500 nm. A atividade antibacteriana foi avaliada com Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, principais causadores de doenças no trato urinário e pulmonar respectivamente. Esta análise foi realizada através do método de difusão em disco, onde os microrganismos foram cultivados no meio ágar Mac Conkey. Como resultados, os flavonoides estiveram em maior concentração seguido de taninos e alcaloides. Os extratos aquosos da folha tiveram maior potencial inibitório, E. coli revelou ser a mais sensível em relação a K. pneumoniae, apesar de haver disparidade, a diferença de letalidade não foi significativa. O que comprova o uso desta planta na fitoterapia tradicional. Podem ser usadas as folhas para preservar a espécie

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isac Cláudio Minisso, Universidade Pedagógica de Maputo

Isac Cláudio Minisso, Mestrando em Química de Produtos Naturais na Univesidade Pedagógica de Maputo, Licenciado em Ensino de Química pela Univesidade Pedagógica em Niassa. É docente de Química no Ensino Secundário Geral, onde participa na elaboração de projetos para Feira Provincial de Ciências Tecnologias e Inovação.

Lázaro Gonçalves Cuinica , Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística- Universidade Rovuma, Caixa Postal: 544, Telefax: 26214638, Campus Universitário de Napipine, Avenida Josina Machel nº 256, Nampula - Moçambique.

Doutor em Farmacoquímica de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pelo Instituto de Pesquisa de Fármacos e Medicamentos da UFPB em Brasil. Mestre em Toxicologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto em Portugal. Diretor Adj. de Pesquisa, Extensão e Inovação. Linhas de pesquisa: Análise Fitoquímica, Farmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais Bioativos.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Cláudio Minisso, I., & Gonçalves Cuinica , L. . (2021). Análise fitoquímica e atividade antibacteriana dos extratos de securidaca longepedunculata. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 7(fluxocontinuo), 1–23. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/2070