Prefácio Brasil

Autores

  • Patricia C Campos-Ramos

Palavras-chave:

saúde-doença, ensino-aprendizagem, interface saúde-educação, desenvolvimento no curso de vida, inclusão

Resumo

Este prefácio apresenta um conjunto de obras que totaliza quatorze artigos, de pesquisadores que transitam na interface Saúde-Educação, provenientes da aproximação de universidades brasileiras e africanas. Multiculturalismo e diversidade justificam sua produção, inclusive, pelos diferentes idiomas adotados na escrita, uma vez que os editores optaram por não repetir o hábito do domínio da ciência pelo domínio da língua, considerando e aceitando as diferenças entre o português brasileiro, o moçambicano e outras línguas. Há também diversidade de conceitos, a partir de diferentes abordagens teóricas e áreas de atuação, sob as perspectivas de pessoas em variados momentos do curso de vida e contextos de desenvolvimento, muitas vezes interrelacionados, executando diversas funções sociais, sejam nos processos de ensino-aprendizagem, na educação pensada para tod@s, ou de saúde-doença, no trabalho. O entrelaçamento de diferentes culturas aproximadas por estudos acadêmicos, culminaram neste belíssimo volume, que pode ser contemplado pelos leitores como quem admira obras de arte com diversos temas ao fundo. Ao adentrarmos nesta exposição, obras oriundas de diferentes contextos, mas contemporâneas nas ideias de seus autores, provocam impacto de visualizarmos primeiramente o conjunto da obra para, somente depois, nos atermos à riqueza de detalhes e sentirmos vontade de que se torne, no futuro, uma exposição interativa, de âmbito internacional, com a participação de tod@s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia C Campos-Ramos

Graduação em Psicologia e Licenciatura pela Universidade Metodista de São Paulo (1997/1998). Especialização em Psicopedagogia pela PUC-SP (2004); Mestrado (2008) e Doutorado (2015), concluídos no Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), como bolsista do CNPq. Estágio de Doutorado sanduíche apoiado pela CAPES/PDSE na Universidade Autônoma de Madrid (UAM). Participação anterior m pesquisas do Laboratório de Desenvolvimento Familiar até o final de 2009 e, atualmente, no Grupo de Pesquisas Pensamento e Cultura. Atuação docente: (a) estágios de prática de ensino na graduação, durante o Mestrado e o Doutorado, nas disciplinas (1) Desenvolvimento Psicológico e Ensino e (2) Psicologia da Infância; (b) na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB) como Professora Supervisora da Disciplina Psicologia e Escola, no Curso de Letras (2009), Tutora a Distância (2009/10; 2014/15 e 2017/18) e Professora Orientadora no Curso de Especialização em Desenvolvimento, Educação e Inclusão (2011; 2015; 2019); (c) como professora orientadora de trabalhos de conclusão no Curso de pós-graduação de Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade, IP/UnB/SECADI/MEC; (d) no CEAD-UnB, no Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, CEAD-UnB/Prodequi/SENAD, como Tutora a Distância e orientação de projetos (2010/11) e no Curso de Extensão Atualização em Práticas Pedagógicas (2012/13); (e) na prestação de serviços temporários: (1) no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), em cursos de especialização em Educação Infantil e Psicopedagogia, como conteudista e tutora em disciplinas teóricas e estágio e na (2) Universidade Federal de Tocantis (UFT), em livro sobre o Barco Escolar; na Universidade Anhembi-Morumbi (março-dez,2018) em disciplinas do curso de Psicologia, Licenciatura e no Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Experiência na área de Psicologia e Psicopedagogia Clínica desde 1998.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Campos-Ramos, P. C. . (2021). Prefácio Brasil. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 6(fluxocontinuo), ii-v. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/2189