Mulheres na Engenharia:

Relato de experiência do projeto Elas Mudam o Mundo

Autores

  • Larissa Almeida Bião e Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Cristiane Agra Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Mulher, Engenharia, Gênero, Empoderamento, Engajamento

Resumo

O assunto “empoderamento” da mulher tem sido bastante discutido nos últimos tempos e traz à tona questões sobre desenvolvimento e liberdade, elementos primordiais para a emancipação dos indivíduos, visando à expansão de suas capacidades. O presente trabalho apresenta um relato de experiência com o projeto de extensão “Elas Mudam o Mundo”, ressaltando a importância da atuação das mulheres na área de exatas. Foi desenvolvido através de postagens de vídeos nas redes sociais com a participação de estudantes e profissionais apresentando suas experiências e vivências. Dentre resultados mais significativos teve-se mais de 2000 visualizações dos 10 episódios elaborados com centenas de comentários. Além de uma efetiva participação e empoderamento feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, José Eustáquio Diniz. Desafios da equidade de gênero no século XXI. Revista Estudos Feministas, v. 24, p. 629-638, 2016.

ARAÚJO, Mariana Tonini; TONINI, Adriana Maria. A participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology Engineering and Mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, 2020.

ARRUDA, Juliana Silva; DE CASTRO SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314292-e314292, 2021.

EMARKETER. Do Millenials wathc online vídeos differently? EMARKETER. EUA, 2013.Disponível em https://www.emarketer.com/Article/Do-Millennials-Watch-Online-Videos-Differently/1010444. Acesso em: 5 de setembro de 2020.

IBGE. Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em <https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0>. Acesso em: 13 de julho de 2021.

OECD, The ABC of Gender Equality in Education: Aptitude, Behaviour, Confidence, PISA, OECD Publishing, Paris, 2015. Disponível em : <https://www.oecd.org/education/the-abc-of-gender-equality-in-education-9789264229945-en.htm>. Acesso em: 13 de julho de 2021.

ONU. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento

sustentável. 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em: 13 de julho de 2021.

ROSEMBERG, Fúlvia; AMADO, Tina. Mulheres na escola. Cadernos de Pesquisa, n. 80, p. 62-74, 1992.

Arquivos adicionais

Publicado

19.01.2022

Como Citar

Almeida Bião e Souza, L., & Agra Pimentel, C. . (2022). Mulheres na Engenharia: : Relato de experiência do projeto Elas Mudam o Mundo. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 125–132. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2501

Edição

Seção

Relatos de Experiência