v. 26 n. 1 (2025): Cultura e Educação

A 26ª da REC – Revista de Extensão e Cultura da UFRB apresenta os Cadernos de Educação do Ilê Aiyê ampliando sua presença no campo acadêmico e reforçando seu papel na formação docente, na valorização das culturas afro-brasileiras e na produção de reflexão crítica.
Esta publicação resulta da continuidade da parceria entre UFRB, Fundação Cultural Palmares (MinC) e SECADI/MEC, reafirmando a importância de políticas e práticas pedagógicas antirracistas e críticas, ancoradas nas tradições afro-brasileiras.
Inspirada na trajetória de cinco décadas do Ilê Aiyê no bairro da Liberdade, com experiências como a Escola Comunitária Mãe Hilda, a Band’Erê e o Projeto de Extensão Pedagógica, esta coleção destaca a relevância de modelos educativos fundamentados na ancestralidade, na oralidade, na música, na arte e no território.
A 26ª edição reúne uma série de artigos que reafirmam o papel da extensão universitária como eixo estratégico de transformação social, destacando o protagonismo do Ilê Aiyê na promoção da identidade negra e na construção de uma educação decolonial.
Compõem este número, os textos: “Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê”, de Arany Santana, que narra a criação da Escola Mãe Hilda e a experiência da Band’Erê como referência nacional em educação antirracista; “Organizações da Resistência Negra”, de Valéria Lima, que analisa a trajetória de movimentos e instituições afro-brasileiras, além de apresentar entrevista inédita sobre o protagonismo das mulheres negras; “Que Beleza é Essa?”, de Rita Maia, que examina a estética política do Ilê Aiyê e a contribuição artística de J. Cunha; e “Mãe Hilda Jitolu: Guardiã da Fé e da Tradição Africana”, de Maria de Lourdes Siqueira, que resgata o legado espiritual e educativo de Mãe Hilda como liderança ética, religiosa e comunitária.