CONTOS, CAUSOS, HISTÓRIAS...

ENCANTAMENTO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

Autores

  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rita de Cassia da Silva Oliveira Universidade Estadual Ponta Grossa.
  • Lucélia de Cássia Clarindo Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Contação de Histórias, Idosos, Universidade Aberta para a Terceira Idade, Pandemia

Resumo

Resumo: Neste relato, objetivamos trazer as experiências vividas a partir do projeto de extensão “XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX”, nos anos de 2019 e 2020. Construímos junto aos idosos, alunos da UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade - (XXXXXXX) espaços e maneiras de aprender, diversas técnicas da contação de histórias e a produção de materiais, bem como a possibilidade de ensinar através de experiências enquanto contadores de histórias. Em um movimento de articulação com a comunidade, criamos espaços de interação, da prática e do compartilhamento o que foi aprendido no decorrer do projeto. As práticas de leitura e contação foram desenvolvidas nos encontros no espaço da Universidade em momentos de socialização de integração. Em outros momentos adentramos instituições educativas, espaços vinculados a saúde e assistência social, visando experiências com crianças de diferentes idades e demais instituições sociais onde possamos levar o encantamento das histórias propiciando o bem-estar a quem executa, tanto quanto a quem participa enquanto ouvinte. Trazemos os desafios e as experiências vividas no ano de 2020 em contexto pandêmico, no qual o contar histórias ganhou novas características e as interações se deram em espaço virtual. Falamos das aprendizagens e da importância das relações entre idosos protagonistas, universidade e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências da Educação, Professora no Departamento de Pedagogia – Universidade Estadual de Ponta Grossa

Rita de Cassia da Silva Oliveira, Universidade Estadual Ponta Grossa.

Doutora em Educação, Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade na Universidade Estadual Ponta Grossa.

Lucélia de Cássia Clarindo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora UATI-Universidade Estadual de Ponta Grossa, Contadora de histórias, Coordenadora do Bando da leitura.

Referências

URGO, R.; CORDEIRO, M.T. X. Vamos contar e viver histórias infantis: práticas a partir do Facebook. In: MONTEIRO, S. A. S. Educação a distância na era COVID-19: possibilidades, limitações, desafios e perspectivas. Ponta Grossa: Atena, 2020.

Busatto, C. Contar e Encantar: Pequenos Segredos da narrativa. Petrópolis Rj. Vozes, 2012

______ A contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço .Petrópolis , Vozes, 2007

CARDOSO, W. Crise é oportunidade. In: TOSTES, A.; MELO FILHO, H. Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020.

COELHO, B. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo.Atica 1999

CUNHA, M. T. S. Do coração à caneta: cartas e diários pessoais nas teias do vivido...História: Questões & Debates, Curitiba, n. 59, p. 115-142, jul./dez. 2013. Editora UFPR

LACOMBE, A. L. Quantas histórias numa história: relatos das experiências de uma contadora de histórias . São Paulo. É Realizaçoes. 2015

MACHADO, R. Fundamentos Teóricos-poéticos da arte de contar histórias . São Paulo. DCL. 2004

MADDALENA, T. L.; MARTINS, V.; SANTOS, E. Criar histórias, narrar a vida e produzir audiovisualidades: Digital Storytelling na formação docente. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 10 - n. 1 – 2019.

MARTENS, A; QUADROS, D. de. Em cada casa, um causo. Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Porto Alegre, PUC 2012. https://editora.pucrs.br/anais/IICILLIJ/7/Emcadacasa,umcauso-PUCRS.pdf

RAMOS, A. C. Os Avós na Literatura Infantil: perspectivas gerontológicas e educacionais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 191-225, jan./mar. 2015. <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/ article/view/45343/32244>

RAMOS, A. N. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, 2009.

SCHLEMMER, E; BACKES, L; BITTENCOURT, J.R.; PALAGI, A.M.M. O habitar do ensinar e do aprender onlife: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.

SOUSA, F. A. de. Fotografia e memória em Marcel Proust. I Encontro de História da Mídia da Região Norte, 2010.

TIERNO ,G. (org.) A Arte de Contar histórias: abordagens poéticas, literárias e performáticas . São Paulo. Icone .2010

TODARO, M. Vovô vai à escola: A velhice como tema transversal no ensino fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

28.07.2022

Como Citar

Camargo, D. ., da Silva Oliveira, R. de C., & Clarindo, L. de C. . (2022). CONTOS, CAUSOS, HISTÓRIAS. : ENCANTAMENTO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 22(1), 99–107. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2553

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.