DISTOCULT:

Mediações de leituras enquanto uma nova ferramenta de estímulo à reflexão crítica

Autores

  • Jéssica Beatriz Pereira Lima Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Jessica Gabriela Silva Ribeiro Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Regina Pimentel Cruz Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palavras-chave:

Mediações de leituras., Literatura., Crítica Social., Protagonismo Estudantil.

Resumo

Proposto e coordenado por discentes de cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) por meio da Pró-reitoria de Cultura da referida instituição, o projeto Distocult busca agregar a literatura enquanto ferramenta de desenvolvimento pessoal e crítico para com os discentes atrelado ao protagonismo estudantil. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo se detém em relatar a experiência e o impacto do Distocult no âmbito dos cursos de graduação da UFCA no período de 2020, propondo ainda abordar as obras trabalhadas nas mediações de leituras no referido ano, as críticas sociais presentes nos seus encontros, bem como os desafios e possibilidades gerados pela pandemia. Este estudo trata-se de um relato de experiência que possui natureza qualitativa e tem como finalidade retratar as mediações de leituras promovidas pelo projeto. Ainda neste escopo, foram delimitadas cinco obras de diferentes gêneros literários. Nesta dimensão, as obras discutidas pelo Distocult possibilitaram uma variedade de problemáticas sociais dentro do atual contexto brasileiro e mundial, abordando também questões interligadas diretamente a reflexão do Estado, dos direitos sociais/fundamentais, das políticas públicas e dos contextos de crises, proporcionando de forma inovadora com novos métodos de debate e reflexão acerca de problemáticas difusas dentro da sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. Trad. M. ngela Santos. Barueri: Principis, 2019.

ATWOOD, Margaret. O Conto Aia. Trad. de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Ministério da cultura, Fundação Biblioteca Nacional Departamento Nacional do Livro, 1890.

BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. a temperatura na qual o papel do livro pega fogo e queima. São Paulo: Globo, 2012.

CARVALHO, Damiana Maria. A importância da leitura literária para o ensino. Entreletras, 2015.

C MARA, Yls Rabelo; C MARA, Yzy Maria Rabelo; SOUTULLO, Melina Raja. O Quinze: Revisando a Importância de Rachel de Queiroz Para a Cultura Cearense, a Literatura Brasileira e o Feminismo no Brasil do Seculo XX. Revista Entrelaces – Ano V – nº 06 – jul.-dez. 2015.

CAVALCANTE, Lídia Eugenia. A Mediação de Leitura e Formação do Leitor. In: Curso Formação de Mediadores de Leitura. Fundação Demócrito Rocha, 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam.Cortez, 23a edição. São Paulo, 1989.

KRUG, Flavia Susana. A Importância da Leitura na Formação do Leitor. Rev. de Educação do IDEAU. Dez. 2015.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO E ITAÚ CULTURAL. Retratos da leitura no Brasil. 5ª ed. São Paulo, 2020.

MARTINS, Lilian. A Leitura Literária. In: Curso Formação de Mediadores de Leitura. Fundação Demócrito Rocha, 2018.

PIRES, Valdemir Aparecido et al. Campo de públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Administração Pública e Gestão Social, v. 6, n. 3, p. 110-126, 2014.

Resolução CNE/CES 1/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de janeiro de 2014 – Seção 1 – pp. 17-18.

QUEIROZ, Rachel de. O quinze. São Paulo: Siciliano, 1993.

SILVA, Samara Santana. Os Cortiços e a cidade do Rio de Janeiro durante seu processo de modernização na virada para o século XX. Encontro Estadual de História e Movimentos Sociais. Bahia, 2018.

VELOSO, Mariana Aires Alves. Retrato da sociedade rural inglesa e educação feminina nos romances de Jane Austen. Revista Mundo Livre, 2015.

ZARDINI, Adriana Sales. A identidade feminina na obra ‘Orgulho e Preconceito’ de Jane Austen. Anais SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

19.01.2022

Como Citar

Jéssica Beatriz Pereira Lima, Jessica Gabriela Silva Ribeiro, & Regina Pimentel Cruz. (2022). DISTOCULT:: Mediações de leituras enquanto uma nova ferramenta de estímulo à reflexão crítica. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 31–40. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2707

Edição

Seção

Sociedade, estado e o público: formação e ação por caminhos democráticos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.