Extensão Universitária:

Os desafios da curricularização no curso de Administração Pública e Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Danielle Tesche Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Professora Dra. Ana Mercedes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Curricularização, Extensão Universitária, Universidade

Resumo

Este trabalho analisa o processo de construção da proposta de curricularização da extensão no curso de Administração Pública e Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e busca entender de que forma as características dos estudantes e as percepções que eles e o corpo docente têm sobre a extensão universitária influenciam no avanço da indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico aborda as concepções e o histórico da extensão universitária, seus desafios políticos e institucionais, o princípio constitucional da indissociabilidade e o processo e os desafios da institucionalização da curricularização da extensão. Metodologicamente, além do levantamento de informações secundárias, foram realizadas entrevistas e questionários com professores e estudantes do curso para conhecer seu perfil e suas percepções da extensão. O resultado do trabalho mostrou que a inserção da extensão é possível, porém, não é condicionada apenas pelo fato de o curso ser noturno, mas também pelo pouco contato que os alunos têm com a extensão, e por uma visão e uma prática docente e institucional que, mesmo com uma apreciação positiva da extensão, não a integra efetivamente como parte indissociável junto ao ensino e à pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Professora Dra. Ana Mercedes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Sociais - Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua (1989), mestrado em Sociologia - Université Catholique de Louvain (1992) e doutorado em Ciências Sociais e Políticas - Université Catholique de Louvain (2008). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, políticas públicas, movimentos sociais, cooperativismo e economia popular.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 18 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 23 set. 2020.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/prorext-siteantigo/arquivos-diversos/PNE_07.11.2012.pdf/view>. Acesso em 17 set. 2020.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: <https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf> Acesso em: 13 out. 2020.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Revista Perspectiva. v.33, n.3, Florianópolis, 2015.

OLIVEIRA, Beatrice C. et al. Projeto de extensão na Administração Pública: aprendizados e competências em potencial. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANEPCP, 3., 2019, Natal. Anais eletrônicos [...] Natal, RN: ANEPCP, 2019. p. 3155. Disponível em: <http://www.anepcp.org.br/anaisenepcp>. Acesso em: 23 out. 2020.

PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 5-23–23, 2013.

PEREIRA, Noemi Ferreira Felisberto; VITORINI, Rosilene Alves da Silva. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG. v.7, n.1, p. 01-591, 2019.

RIBEIRO, M. R. F.; MENDES, F. F. de F.; SILVA, E. A. Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Revista Conexão, v. 14, n.3, 2018.

TAVARES, Maria das Graças Medeiros. Extensão Universitária: Novo Paradigma de Universidade? Maceió: EDUFAL, 1997.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Conselho Universitário - CONSUN. Decisão nº 266/2012, de 20 de julho de 2012. Aprovação da Política de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/fabico/extensao/documentos-da-extensao/politica-de-extensao-da-universidade-federal-do-rio-grande-do-sul/view>. Acesso em 08 fev. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Escola de Administração. COMEX – Comissão de Extensão. Porto Alegre: UFRGS, 2021. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/extensao/comex/>. Acesso em 03 mai. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico Curso de Graduação em Administração Pública e Social. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/wp-content/uploads/2018/03/PPC-Administra%C3%A7%C3%A3o-P%C3%BAblica-e-Social.pdf>. Acesso em 23 mar. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Relatório de autoavaliação institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: 15º Ciclo: 2019 / Comissão Própria de Avaliação; Secretaria de Avaliação Institucional. Porto Alegre: UFRGS, 2020. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cpa/RAAI2019Volume1finalsite.pdf>. Acesso em 25 mar.

Arquivos adicionais

Publicado

19.01.2022

Como Citar

Tesche, D., & Sarria Icaza, A. M. (2022). Extensão Universitária: : Os desafios da curricularização no curso de Administração Pública e Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 41–53. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2711

Edição

Seção

Sociedade, estado e o público: formação e ação por caminhos democráticos