ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
ALGUMAS REFLEXÕES
Mots-clés :
Estratégias. Ensino-aprendizagem. Língua Estrangeira.Résumé
Este trabalho objetivou investigar e descrever algumas estratégias de aprendizagem de um estudante de inglês como língua estrangeira. Para tanto, baseei-me nas taxonomias de (O’MALLEY, 1985) e (OXFORD, 1990). Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados nesta investigação seguem os parâmetros da pesquisa qualitativa interpretativista analítico-descritiva, dada a natureza do fenômeno a ser investigado, (MOITA LOPES, 1994). O estudo revelou o uso de várias estratégias de aprendizagem, assinalando as Estratégias Diretas e Indiretas utilizadas pelo participante deste trabalho, um aprendiz de vinte e um anos, estudante da língua inglesa há seis. Os resultados revelaram, ainda, algumas estratégias não mencionadas pelos autores que embasaram esta investigação, tais como estudar sozinho e a gravação de sua performance.
Téléchargements
Références
CONCEIÇÃO, M. P. Estratégias de aprendizagem utilizadas por adultos da terceira idade na aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês). 1999. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Uberlândia. 1999.
LOPES, Luiz Paulo da Moita. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
MOURA FILHO, Augusto César Luitgards. Pelo inglês afora: carreira profissional e autonomia na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2005. 267f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.