A Sociolinguística e o ensino de Língua Portuguesa
as reflexões e os desafios
Mots-clés :
Sociolinguística. Ensino de Língua Portuguesa. Linguagem. VariaçãoRésumé
O presente trabalho propõe reflexões alinhando perspectivas sobre o ensino de Língua Portuguesa e Sociolinguística, elucidando como a educação escolar trata o ensino e a variação linguística. Objetiva, assim, apresentar algumas reflexões teóricas sobre as implicações que recaem nas relações entre Sociolinguística e ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Este trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico de teóricos como Faraco (2008), Beline (2004), Althusser (1970), dentre outros. Os PCNs referentes à Língua Portuguesa também foram consultados, pois tratam da prática pedagógica nas escolas e a toda operacionalização em torno da educação básica, sendo um instrumento de apoio às discussões pedagógicas norteadoras dos planejamentos e da prática educativa. O legado da Sociolinguística à educação está no sentido de trazer aportes teóricos sobre a noção de variação em comunidades de fala. Ajuda a repensar as políticas públicas referentes ao ensino de Língua Portuguesa, apontando caminhos de mudanças para um melhor retrato do ensino no Brasil.
Téléchargements
Références
BELINE, Ronald. A variação linguística. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Linguística: I Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2004. p. 121-140.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemos na escola, e agora? Sociolingüística & Educação. São Paulo: Parábola, 2005.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. (ensino de 5ª a 8ª série). Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Breve gramática do português contemporâneo. Lisboa: João Sá de Costa, 2006.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Mariangela Rita de; WILSON, Victória. Linguística e ensino. In: MARTELLOTA, Mário (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2015. p. 235-242.