Estruturação multivariada de dados meteorológicos em duas cidades em regiões distintas do estado do Ceará

Autores

  • Juarez Cassiano de Lima Júnior Mestrando em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas. Universidade Federal do Ceará - UFC, campus Pici.
  • Francisco Airdesson Lima do Nascimento Mestrando em Engenharia Agrícola. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • José Ribeiro de Araújo Neto Doutorando em Engenharia Agrícola. Universidade Federal do Ceará – UFC, campus Pici.
  • Francisco Dirceu Duarte Arraes Professor Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO, Campus Salgueiro.
  • Joaquim Branco de Oliveira Professor Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Iguatu.

Palavras-chave:

Meteorologia, Climatologia, Análise multivariada, Análise fatorial

Resumo

Para identificar e avaliar a importância dos elementos meteorológicos aplicou-se a técnica de estatística multivariada Análise Fatorial/Análises de Componentes Principais. Essa técnica foi aplicada com o propósito de identificar a importância relativa das diferentes variáveis envolvidas nos processos meteorológicos de duas cidades, Fortaleza e Crateús, de características climáticas distintas localizadas no Ceará, Brasil. As cidades de Fortaleza e Crateús apresentam, respectivamente, clima do tipo Aw’ tropical chuvoso quente-úmido e BSw’h’ quente e semiárido. As séries históricas empregadas nesse estudo foram disponibilizadas pelo INMET, (Instituto Nacional de Meteorologia). Pelo emprego da Análise Fatorial/Análise de Componentes Principais foi identificado um modelo de melhor ajuste composto por três componentes, explicando 83,04% da variância total, para Fortaleza e por duas componentes, explicando 77,96% da variância total, para Crateús. O primeiro componente em Fortaleza está relacionado com o gradiente de pressão de vapor do ar, o segundo componente está vinculado ao aquecimento da atmosfera próximo à superfície e a pressão atmosférica, e o terceiro componente expressa o efeito aerodinâmico. Para Crateús, o primeiro componente está relacionado com o efeito acumulativo das principais características do processo de déficit da pressão de vapor do ar, aquecimento do ar próximo à superfície e efeito aerodinâmico, sendo o segundo componente representando a influência secundária da temperatura mínima e do efeito da pressão atmosférica na região de clima semiárido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.