Sobre a atualidade e pertinência das críticas de Nietzsche à educação de seu tempo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2436

Palabras clave:

Nietzsche; Educação; Crítica; LDB; BNCC.

Resumen

O presente texto visa demonstrar a atualidade e a pertinência da crítica de Nietzsche à educação do seu tempo, especialmente aquelas feitas no texto Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, perante as finalidades e objetivos da educação brasileira, especialmente da educação básica em nível médio, descritos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Elielton Sousa, Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor(a) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Porto Alegre – RS, Brasil. Professor(a) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI, Brasil.

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Ministério da Educação. 2017b.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases Da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT; revoga a Lei Nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Senado Federal, 2017a.

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacional do ensino secundário. Educação, v. 32, nº 2, p. 185-191, 2009.

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 1993.

FRAGOSO, Myrian Xavier. Nietzsche e a educação. Trans/Form/Ação, vol.1, p. 277-293, 1974.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LÖWITH, K. De Hegel à Nietzsche: a ruptura revolucionária no pensamento do século XIX – Marx e Kierkegaard. Tradução de Luiz Fernando Barrére Martin e Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Editora UNESP, 2014.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; PINA, Leonardo Docena; MACHADO, Vinícius de Oliveira; LIMA, Marcelo. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, nº 1, p. 107-121, 2017.

MARTON, Scarlett. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

NIETZSCHE, F. III Consideração intempestiva: Schopenhauer educador. IN: Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

NIETZSCHE, F. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. IN: Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SOBRINHO, Noéli Correia de Melo. A pedagogia de Nietzsche. IN: NIETZSCHE, F. Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

Publicado

2021-10-28

Cómo citar

SOUSA, José Elielton. Sobre a atualidade e pertinência das críticas de Nietzsche à educação de seu tempo. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 88–98, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i3.2436. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2436. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

artículos