Hiperreligião e o desaparecimento do religioso com caráter, marcas de uma sociedade contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v25i1.4960

Palabras clave:

Hiperreligião; Hiperculturalidade; Caráter; Religioso.

Resumen

Esse artigo procura analisar a hiperculturalidade pensada pelo filósofo sul coreano Byung-Chul Han. A hipercultura não gera massas unitárias de cultura, uma unidade monocromática. Ela desencadeia uma individualização cada vez maior, seguindo as próprias inclinações, reconfigura-se a identidade religiosa a partir de formas e práticas de vida. A hiperreligião estabelece diversas crenças a partir da qual se reconstrói uma religião própria. Etimologicamente, o caráter é o signo marcado a fogo, uma queimadura indelével. Seu traço principal é a inalterabilidade. A duração e a constância não favorecem o consumo e se excluem. O propósito deste texto é mostrar que a cultura de consumo de crenças está gradualmente eliminando qualquer sinal constante, e o declínio do aspecto religioso vai impondo um consumidor sem caráter.

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Biografía del autor/a

André Magalhães Coelho, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Doutor(a) em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP, Brasil. Professor(a) colaborador(a) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo – SP, Brasil.

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Publicado

2025-03-01

Cómo citar

MAGALHÃES COELHO, André. Hiperreligião e o desaparecimento do religioso com caráter, marcas de uma sociedade contemporânea. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–9, 2025. DOI: 10.31977/grirfi.v25i1.4960. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/4960. Acesso em: 9 mar. 2025.

Número

Sección

artículos