Racismo epistêmico: o silenciamento da filosofia africana antiga na metafísica de Aristóteles

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v25i2.5329

Palabras clave:

Racismo epistêmico; Filosofia; Silenciamento.

Resumen

Este artigo, inserido dentro do campo interdisciplinar, composto por Filosofia e Linguística, tem como objetivo analisar o discurso filosófico aristotélico, especialmente na forma como esse discurso contribui para a construção do silenciamento e racismo epistêmico no que se refere a filosofia africana antiga (James, 2022; Obenga, 2004). Deste modo, sistematizamos o conceito de silenciamento discursivo (Orlandi, 1992), para investigar o racismo epistêmico (Grosfoguel, 2011; 2016; Noguera, 2014; Ocoró; 2020; 2021) presente na obra Metafísica de Aristóteles (2012). Assim, o silenciamento é concebido e aplicado pelo discurso filosófico de Aristóteles, por meio do não-dito, não-citado e não-referenciado, fundando assim uma forma de encarar os conhecimentos filosóficos egípcios como não tendo legitimidade filosófica, visto a sua não-referencialização na sistematização da filosofia em Aristóteles. Conclui-se então, que a relação entre racismo epistêmico e silenciamento discursivo causa apagamento histórico dos sujeitos negros/as como produtores de conhecimento, reverberando assim a consequências sociorraciais que vão de Aristóteles aos dias atuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Erik Washington Marques da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE, Brasil.

Citas

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução; textos adicionais e notas de Edson Bini – 2.ed. São Paulo: Edipro, 2012.

ASANTE, Molefi Kete. Uma Origem Africana da Filosofia: Mito ou Realidade? In: Capoeira Revista de Humanidades e Letras. V. 1. nº 1., 2014.

CANEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. Feusp, 2005. (Tese de doutorado) p. 96-125.

DIOP, C. A. Origem dos antigos egípcios. In: História Geral da África, A África antiga, vol. II, São Paulo/Paris: Ática/UNESCO, Org. G. Mokhtar, 1983.

DIOP, C. A. The African origin of civilization: myth ou reality? Westport: Lawrence Hill, 1974. [Tradução: Mercer Cook.]

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. - Salvador: EDUFBA, 2008.

GROSFOGUEL, Ramón. Racismo epistémico, islamofobia epistémica y ciencias sociales coloniales. Tabula Rasa. Bogotá – Colombia, Nº 14, 2011. p. 341-355. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n14/n14a15.pdf. Acessado em: 03/02/2025.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado - Vol. 31 Nº 1, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/se/v31n1/0102-6992-se-31-01-00025.pdf. Acessado em 20/02/2025.

HEGEL, G.W. Friedrich. Filosofia da História. Trad. Maria Rodrigues; Hans Harden. Brasília: Editora da UnB, 2008

JAMES, George G. M. Legado Roubado: A Filosofia Grega é a Filosofia Egípcia Roubada. Editora Ananse, 2022.

KANT, I. Observation sur le sentiment du beau et du sublime. Paris: Flamarion, 1990

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Editora Antígona, 2014.

MOORE, Carlos. Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.

NOGUERA, Renato. A ética da serenidade: O caminho da barca e a medida da balança na filosofia de Amen-em-ope. Ensaios Filosóficos, (8), 2013, p.139-155

NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639. 1.ed. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional, 2014.

OCORÓ, Anny Loango. O racismo e a hegemonia do privilégio epistêmico. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 33, n. 59, p. 417-434, mai./ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/aurora/article/view/27988/25099. Acessado em: 20/02/2025.

OCORÓ, Anny Loango. Ciência e ancestralidade na Colômbia: Racismo epistêmico sob disfarce de cientificismo. EM PAUTA, Rio de Janeiro_ 2o Semestre de 2020 - n. 46, v. 18, p. 162 – 17. Disponível em: file:///home/francisco/Downloads/52012-181994-1-PB.pdf. Acessado em: 20/02/2025.

OLIVEIRA, Francis Lousada Rubiini de. A Escrita Sagrada do Egito Antigo. Dicionário Hieróglifo-Português. Ibitirama/ES: Ed. do Autor, 2008.

OUTLAW JR, Lucius T. Africana Philosophy: Origins and Prospects. In: WIREDU, Kwasi (ed.). A companion to African Philosophy. Malden, Oxord, Victoria: Blackwell, 2004, p. 90- 98. Tradução para uso didático por Gabriela Schmidt Campos Marques da Silva

OBENGA, Théophile. Egypt: Ancient History of African Philosophy. In WIREDU, Kwasi. A companion to African Philosophy. Oxford: Blackwell Publishing, 2004.

ROCHA, Aline Matos da. A exclusão intelectual do pensamento negro. Pólemos – Revista de Filosofia, v. 2, n. 4, p. 1-15, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/11587/10202. Acesso em: 10/03/2025.

REALE, Giovanni. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. São Paulo: PAULUS, 1990.

RIBEIRO, Katiúscia. O que é Filosofia Africana? Investigações Epistemológicas acerca de sua Legitimidade. 2013. Monografia – Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

RIBEIRO, Katiúscia. Kemet, escolas e arcádias: a importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a lei 10639/03. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2017.

RAMOSE, Mogobe. Sobre a legitimidade e o estudo da filosofia africana. Ensaios Filosóficos. Rio de janeiro, v. IV, out. 2011. Disponível em http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo4/RAMOSE_MB.pdf. Acessado em 22/02/2025.

SOUZA, Rafael Sacramento de. O conhecimento científico e o conceito de substância na filosofia primeira de Aristóteles. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

TOWA, Marcien. A ideia de uma filosofia negro-africana. Tradução de Roberto Jardim da Silva. - Belo Horizonte: Nandyala; Curitiba: NEAB-UFPR, 2015.

Publicado

2025-06-20

Cómo citar

MARQUES DA SILVA, Francisco Erik Washington. Racismo epistêmico: o silenciamento da filosofia africana antiga na metafísica de Aristóteles. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 253–273, 2025. DOI: 10.31977/grirfi.v25i2.5329. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/5329. Acesso em: 26 jul. 2025.

Número

Sección

artículos