A música em Schelling e o ritmo universal do absoluto

Auteurs

  • Evelyn G. Petersen de Barros Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v4i2.503

Mots-clés :

Schelling; Filosofia da música; Filosofia da arte; Ritmo; Idealismo alemão.

Résumé

O presente artigo visa problematizar a concepção de música proposta pelo filósofo Friedrich Schelling em sua obra ‘Filosofia da Arte’, na qual essa forma artística é concebida enquanto uma potência (Potenz) real do Absoluto. Desse modo, pretende-se apontar para o caráter inovador e peculiar da concepção schelliniana em contraste com a noção romântica de música absoluta, assim como situá-la dentro do panorama geral do sistema de identidades desenvolvido pelo autor.  

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Biographie de l'auteur

Evelyn G. Petersen de Barros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná – Brasil.

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Publiée

2011-12-14

Comment citer

BARROS, Evelyn G. Petersen de. A música em Schelling e o ritmo universal do absoluto. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 44–59, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v4i2.503. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/503. Acesso em: 22 déc. 2024.

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