A Construção de Jogos e Brinquedos com Sucata Como Recurso Didático no Desenvolvimento Infantil

Autores

  • Eula Paula Oliveira Santos

Palavras-chave:

Sucata, Aprendizagem, Jogos, Brinquedos

Resumo

Este artigo aborda o uso da sucata como recurso didático de aprendizagem, em uma escola da rede Municipal de Cruz das Almas - BA, embora essas ações aconteçam de maneira isolada, devido à falta de preparo dos professores em contextualizar e utilizar essa ferramenta no processo de ensino aprendizagem sala de aula, além de permitir com que o aluno utilize a sua criatividade, expresse seus anseios e ao mesmo tempo proporciona liberdade necessária para o desenvolvimento de sua motricidade. Na mesma medida acontece por meio dos jogos e da construção de brinquedos com sucatas. Para tanto este estudo tem como objetivo: Analisar como a construção de jogos e brinquedos com sucata atua como recurso didático na Educação Infantil. E como objetivos específicos: Reconhecer a Educação Lúdica e a Sucata no ambiente escolar como instrumento para a aprendizagem na Educação Infantil; Descrever, por meio da construção de brinquedos e jogos com sucata, alternativas para o desenvolvimento de potencialidades e habilidades ou criatividade; Verificar como a construção de jogos e brinquedos atua como recursos didáticos. Com a análise dos resultados, este estudo traça um paralelo entre os dados obtidos com o questionário e com a observação, demonstrando como a construção de jogos e brinquedos com sucata atua como recurso didático na educação infantil.

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

Santos, E. P. O. (2024). A Construção de Jogos e Brinquedos com Sucata Como Recurso Didático no Desenvolvimento Infantil. Revista Acadêmica GUETO, 1(02). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5034