Cenas da Docência Universitária em Municípios Baianos: Diálogos Sobre Formação de Professores e Articulação Ensino Superior/Educação Básica
Palavras-chave:
Docência Universitária, Projetos de Pesquisa/Extensão, Empoderamento DocenteResumo
Este texto articula-se a um programa educacional de governo e a diferentes projetos de pesquisa e de extensão vinculados a cursos de licenciaturas de uma universidade baiana, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e intenciona propor uma discussão sobre como os programas governamentais e os projetos universitários têm funcionado nas dinâmicas de conjugação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Também se espera, ao longo do texto, socializar diferentes propostas pedagógicas desenvolvidas no âmbito destas experiências, buscando discutir sobre a relevância, na formação de professores, do contato com professores que atual na Educação Básica. Além disso, espera-se refletir ainda sobre a materialidade da docência no Ensino Superior e seu caráter multidimensional, já que, do docente universitário, exige-se um trabalho indissociável entre pesquisa - ensino - extensão. Ambientados em diferentes municípios da Bahia, os projetos apresentados, Libras em Muitas Mãos, Pibid Classes Multisseriadas, Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem e ainda o programa GESTAR (Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar), evidenciam a relevância dos trabalhos com programas e projetos de pesquisa, extensão e intervenção para o professor em formação, para o docente universitário e para a comunidade. Por fim, ressalta-se que este artigo emerge do nosso desejo de divulgar experiências exitosas que vem sendo desenvolvidas no âmbito das universidades federais, para ratificar nossa crença de que exercer a docência universitária em tempos adversos e restritivos exige uma postura de resistência, engajamento social e enfrentamento, para além dos discursos teóricos.
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