Capoeira e Africanidades

Autores

  • Jean Adriano Barros Silva

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Práticas Culturais

Resumo

O presente trabalho se articula com a temática que envolve o diálogo sobre práticas culturais e educacionais, focando, em particular, os limites e possibilidades da capoeira na formação escolar, considerando o estudo da história e cultura afro-brasileira. Este tema tem como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação. Neste sentido,  buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da cultura da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o "ritual" da roda, como fontes para o desenvolvimento humano e consequentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais no que tange a presença cultural do negro no Brasil e suas contribuições.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Silva, J. A. B. (2024). Capoeira e Africanidades. Revista Acadêmica GUETO, 2(03). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5047

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