Arte e Cultura na Educação: Valorização e Desafios
Palavras-chave:
Arte, Cultura, EducaçãoResumo
O presente trabalho tem como objeto a relação da arte com cultura na educação. Visa compreender o processo do ensino das artes entrelaçadas à cultura popular e erudita, possibilitando aos alunos a liberdade para desenvolverem suas habilidades artísticas. Neste sentido, o ensino de artes pretende fazer com que cada um pense sobre as diversas produções culturais e artísticas do território. Nesse movimento surgem os desafios, iniciados pela busca da autonomia subjetiva dos alunos através de suas criações. Sendo assim, arte e cultura apresentam-se como fontes de conhecimentos inacabados que se entrelaçam para o desvelamento humano de diferentes épocas.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRANSÃO, C. R. Educação Popular, 2ª Ed. Editora Brasiliense, 2006.
____________. O que é educação. São Paulo: SP. Editora Brasiliense, 1985.
COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2004. - (Coleção primeiros passos: 46).
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.
JOBIM, Sonia. Definições a partir do entendimento do que é cultura. São Paulo, 2006.
MARTINS, Mirian C.; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
SOUZA, Aleidio Mafra. Artes Plásticas na Escola. Rio de Janeiro: Bloch, 1968.
STRAZZACAPPA, Márcia. A arte do espetáculo vivo e a construção do conhecimento: vivência para aprender. In: FRITZEN, Celdon e MOREIRA, Janine (org.). Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas: SP: Papirus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.