As Concepções de Ensino que Norteiam o Trabalho dos Professores de Educação Física das Séries Finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais da Cidade de Santo Antônio de Jesus-BA
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Abordagens Pedagógicas, Ensino da Educação FísicaResumo
Saber qual perspectiva norteia a ação pedagógica, torna-se de fundamental importância para entendimento do posicionamento teórico dos professores de educação física durante sua atuação. No entanto não há a possibilidade de extrapolar determinadas posições de posicionamento pedagógico para todo o cenário brasileiro, visto que em determinados espaços o comportamento deste fenômeno apresente-se diferente. Com isto está pesquisa tem como campo de investigação a cidade de Santo Antônio de Jesus - Ba. Objetiva-se identificar as concepções de ensino que norteiam a ação pedagógica de professores de educação física em escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus/BA. A Metodologia consta de entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo tendo como eixo delimitador o tema concepção e objetivos da educação física escolar. Os principais achados do nosso estudo apontaram que no município poucos são os professores formados em educação física em atuação nas escolas dos anos finais do ensino fundamental, e que há uma limitação teórica no conceito de concepção de ensino educação física apresentado pelas entrevistadas. Concluímos que no município de Santo Antônio de Jesus há um déficit de professores formados em educação física atuando nas séries finais do ensino fundamental e, que a concepção de ensino da educação física e seus objetivos para os professores atuantes, são entendidos como um meio de promoção a saúde e qualidade de vida.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3ª. Lisboa: Edições, v. 70, 2004.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, S. C. & SANCHES NETO, L. O Contexto da Educação Física na Escola. In: Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FARIAS, E. S. et al. Efeito da atividade física programada sobre a aptidão fíisica em escolares adolescentes. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, 2010.
JENOVESI, J. F. et al. Perfil de atividade física em escolares da rede pública de diferentes estados nutricionais. Revistas Brasileira de Ciência e Movimento, v. 11, n. 4, p. 57-62, 2008.
MELLO, L. G. & FINCK, S. C. M. Formação docente e prática pedagógica dos professores de educação física: uma análise das relações no contexto escolar. In: Seminário de pesquisa em educação da região sul. Disponível em; . Publicado em 2012. Acesso em 16 de Março de 2017.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, n. 74, p. 27-42, abr. 2001.
SILVA, D. A. S. et al. Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, v. 11, n. 3, p. 299-306, 2009.
MATSUDO, Victor K. R. et al. "Construindo" saúde por meio da atividade física em escolares. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 11, n. 4, p. 111-118, 2008.
PARANÁ, Secretaria da Educação. Departamento de Ensino do Ensino Fundamental. Diretrizes Curriculares para a escola pública do Estado do Paraná, 2008.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE JESUS. A Cidade. Publicado em 28 de Junho de 2016. Disponível em: <http://www.prefeiturasaj.ba.gov.br/index.php/component/content/article/2-uncateegorised/31-a-cidade?Itemid=137>. Acesso em: 08 de Março de 2017.
MELLO, S. A. A escola de Vygotsky. In: Introdução à Psicologia da Educação. Ed. Avercamp LTDA. São Paulo, 2004, p. 135-154.
SILVA, A. M. et al. A formação profissional em educação física e o processo político social. Pensar a Prática, v. 12, n. 2, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.