Educação do Campo e o Contexto das Classes Multisseriadas: Um Olhar a Partir do Projeto Político Pedagógico da Escola

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Projeto Político Pedagógico, Classes Multisseriadas

Resumo

O presente artigo traz a análise do Projeto Político Pedagógico-PPP de uma escola do campo, multisseriada, de um dos municípios do Recôncavo da Bahia. Esta experiência faz parte das atividades desenvolvidas no Programa de Bolsas de Iniciação á Docência-PIBID, da linhas: Organização do Trabalho Pedagógico nas Classes Multisseriadas. Utilizamos como técnica de pesquisa e suporte metodológico a análise documental. Compreendendo que o Projeto Político Pedagógico é um instrumento que exprime a autonomia da escola, porém é preciso que ele seja um documento vivo e não apenas um documento burocrático para cumprir as exigências do sistema educacional. Acredita-se que o Projeto Político Pedagógico se constitui num importante instrumento capaz de promover propostas que consigam romper com a negação de direitos que foram apregoados pela lógica dos grandes latifundiários ás escolas do campo. Negligenciar a forma de organização, multisseriada, de uma escola significa continuar reproduzindo neste contexto, uma cultura urbano-industrial seriada que contribui para a fragmentação do conhecimento, precarização da multissérie e possivelmente a tradição do fracasso escolar. Nesse sentido, é de suma importância que o PPP das escolas do campo dialogue com a cultura camponesa e com os modos de produção da vida que se configura nesse contexto, a fim de que possa contribuir na construção das identidades locais dos sujeitos, ajudando-os a compreender crítica e politicamente o mundo que os cerca. A materialização dos pressupostos legais é a garantia de sua efetivação.

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Referências

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Nunes, H. A., Conceição, C. C. dos S. da, & Santana, D. dos S. (2024). Educação do Campo e o Contexto das Classes Multisseriadas: Um Olhar a Partir do Projeto Político Pedagógico da Escola. Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5069

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