A Fase do Desenvolvimento Humano na Adolescência na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural: Atividades-Guia e Formação de Conceitos

Autores

  • Patrícia Carolina Santos Brito
  • Jovení Oliveira Santos Brito
  • Mônica de Almeida Santos
  • Alcione de Almeida Santos
  • Márcia Luzia Cardoso Neves

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Adolescência, Atividade-Guia, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a Teoria da Periodização, fase do desenvolvimento humano denominado de adolescência, evidenciando as formas com que a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica contribuem para uma melhor sistematização do processo de desenvolvimento nesse período de vida humana e como as atividades-guia podem auxiliar nos processos educativos. Para tanto, são abarcadas algumas concepções acerca do desenvolvimento do psiquismo humano na fase da adolescência, apresentando as principais atividades guias desse período: a comunicação íntima pessoal e a atividade profissional/de estudo. Nesse mesmo sentido, as discussões englobam também aspectos referentes às pessoas com deficiência e o papel que a educação possui para o seu desenvolvimento, de modo que são abordados os elementos da Educação Especial e da Educação Inclusiva nesse processo. Além disso, faz-se necessário frisar ainda a importância que o professor possui, haja vista que é preciso haver intencionalidade nas práticas pedagógicas empregadas. Dessa forma, para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, baseando-se em materiais já disponibilizados para leitura e pesquisas, que proporcionam ao pesquisador conhecer diversos aspectos acerca de diversas áreas do conhecimento. Com isso, no que se refere aos aportes teóricos empregados, utilizou-se principalmente as obras de Anjos e Duarte (2016), Barroco e Leonardo (2016), Marsiglia e Saccomani (2016), Martins (2016), Pasqualini (2013, dentre outros autores que versam sobre a temática. Em síntese, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico Crítica são de grande relevância para a compreensão do desenvolvimento humano na adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, R. E. & DUARTE, N. A Adolescência Inicial: comunicação íntima pessoal, atividades de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (Org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 195-219.

ANJOS, R. E. A Educação Escolar de Adolescentes e a Formação da Individualidade Para-Si: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural. Revista Científica do Unisalesiano - Lins - SP, ano 2, nº 4, 2011. Acessado em 01/04/2017. Disponível em: <http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no4/artigo1.pdf>. p. 277-291.

__________________. O Desenvolvimento Psíquico na Idade de Transição e a Formação da Individualidade Para-Si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Araraquara/SP, 2013. Acessado em: 25/03/2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/97430/anjos_re_me_arafcl.pdf?sequence=1>.

______________. O Papel da Educação Escolar no Desenvolvimento da Personalidade do Adolescente. Nuances: estudos sobre a educação, V. 25, nº 1. Presidente Prudente - SP, 2014. Acessado em: 22/03/2017. p. 228-246.

BARROCO, S. M. S. & LEONARDO, N. S. T. A Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento na Educação Especial. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (Org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 321-341.

FACCI, M. A Periodização do Desenvolvimento Psicológico Individual na Perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cad. Cede, vol. 24, n. 62, Campinas, 2004. Acessado em 31/03/2017. Disponível em: <https://social.stoa.usp.br/articles/0016/4507/A_PeriodizaA_A_o_do_Desenvolvimento_PsicolA_gico_na_perspectiva_de_Leontiev_Elkonin_e_Vigotski.pdf>. p. 64-81.

MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 6ª ed - 5 Reimp. - São Paulo: Atlas, 2007.

MARSIGLIA, A. C. G. & SACCOMANI, M. C. S. Contribuições da Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento para o Trabalho Pedagógico Histórico-Crítico. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (Org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 343-364.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquísmo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese(Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bauru, 2011. Acessado em 30/03/2017. Disponível em: <https://formacaodocente.files.wordpress.com/2012/09/martins_ligia__o_desenvolvimento_do_psiquismo_e_a_educacao_escolar.pdf>.

_______________. Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e Desenvolvimento Humano. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (Org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 13 à 34.

PASQUALINI, J. C. A Teoria Histórico-Cultural da Periodização do Desenvolvimento Ps´´iquico como Expressão do Método Materialista Histórico-Dialético. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (Org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 63-90.

PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola Vigotski: A teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. (Org.) Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2013.

REIS, C. W. et al. A atividade Principal e a Velhice: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. X CONPE (Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional). Universidade Estadual de Maringá, PR, 2011. Acessado em: 21/03/2017.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Brito, P. C. S., Brito, J. O. S., Santos, M. de A., Santos, A. de A., & Neves, M. L. C. (2024). A Fase do Desenvolvimento Humano na Adolescência na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural: Atividades-Guia e Formação de Conceitos. Revista Acadêmica GUETO, 4(10). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5112

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.