A Formação de Professores no Contexto da Educação do Campo: Dimensões Históricas e Desafios Contemporâneos

Autores

  • Mônica de Almeida Santos
  • Alcione de Almeida Santos
  • Patrícia Carolina Santos Brito
  • Maria Célia Santana Orrico
  • Mariana Martins de Meireles

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de Professores, Desafios

Resumo

Este estudo apresenta resulta de uma pesquisa de campo realizada no povoado do Serrote, zona rural do município de Elísio Medrado - Bahia. A proposta da pesquisa surgiu a partir de refllexões referentes à Educação do Campo em âmbitos históricos e contemporâneos, buscando evidenciar a importância da formação dos professores frente a essa realidade, principalmente no que se refere à constante relação que deve ser estabelecida entre os conhecimentos a serem trabalhados na escola e a realidade local. Historicamente, a educação do campo sempre esteve envolta numa série de negligências, devido ao fato de ser tratada com descaso pelo governo e pelas políticas brasileiras. Posto isso, nosso estudo encontra-se pautado nos seguintes objetivos: problematizar o processo histórico de consolidação da Educação do Campo na sociedade brasileira; refletir sobre o processo formativo dos professores no contexto da educação do campo, considerando as especificidades do planejamento pedagógico; e discutir sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela escola e pelos professores no cotidiano educativo campesino. No que se refere aos procedimentos metodológicos, adotamos a abordagem qualitativa, por considerar a complexidade na qual a temática está envolvida. Com base nisso, desenvolvemos uma pesquisa de campo na cidade supracitada, envolvendo observações numa instituição escolar e entrevista com a professora. Nossas compreensões conclusivas estão assentadas em problemáticas diversas que pautam a luta por uma educação do campo no país, por isso, sob óticas de conjuntura nacional, marcada historicamente por negligenciamentos e abandonos, apontamos a necessidade de ampliar debates e práticas no que tangem à Educação do Campo no contexto contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Mônica de Almeida Santos, Alcione de Almeida Santos, Patrícia Carolina Santos Brito, Maria Célia Santana Orrico, & Mariana Martins de Meireles. (2024). A Formação de Professores no Contexto da Educação do Campo: Dimensões Históricas e Desafios Contemporâneos. Revista Acadêmica GUETO, 4(10). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5117

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.