Experiência da residência multiprofissional regionalizada como Educação Profissional em Saúde

Autores

  • Rafael Magalhães de Melo
  • Thais Meireles Santana
  • Tássia Araújo do Nascimento França
  • Karinne Rebouças Mascarenhas Serra
  • Táilla Souza Santos

Palavras-chave:

Residência, Educação Profissional, Saúde

Resumo

Este artigo relata a experiência de uma residência multiprofissional regionalizada como forma de educação profissional em saúde em um município no Baixo Sul da Bahia. Tem o objetivo de relatar as vivências teórico-práticas que estão sendo desenvolvidas no município, tendo em vista as observações e registros das práticas multiprofissionais, interdisciplinares e transdisciplinares que contribuem no processo formativo das (os) residentes. A pesquisa também descreve o processo integrativo dos diversos saberes por meio da efetivação da integralidade da atenção à saúde, constituído durante a residência. Além da explanação de intervenções realizadas com direcionamentos crítico-reflexivos que propiciam singularidades no processo de ensino-aprendizagem na formação permanente dos profissionais residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional. Acessado em: 12:41, 18 de abril de 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Curso de formação de facilitadores de educação permanente em saúde: unidade de aprendizagem-trabalho e relações na produção do cuidado em saúde. Brasília (DF): SGETES; 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer. Brasília (DF): SGETES; 2005.

COSTA, G. D. da et al. Saúde da família: desafios no processo de reorientação do modelo assistencial. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 01, p. 113- 118, fev. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n1/17.pdf. Acesso em: 18 de abril de 2018.

MARIANO, L. C. de O.; MARINHO, T. P. C. Residência multiprofissional em saúde na perspectiva do serviço social em hospital público: relato de experiência. Sanare, Sobral - V.16 n.01, p. 136-142, Jan./Jun, 2017.

NASCIMENTO, R. C. S.; GUEUDEVILLE, R. M. Manual do residente. Salvador: SESAB/SUPERH/EESP, 2017.

SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Melo, R. M. de, Santana, T. M., França, T. A. do N., Serra, K. R. M., & Santos, T. S. (2024). Experiência da residência multiprofissional regionalizada como Educação Profissional em Saúde. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5169

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.