Estágio Curricular: Sob o Olhar dos Cegos da Associação de Deficientes Visuais de Irecê - ADEVIR
Keywords:
Estágio Currícular, ADEVIR, InclusãoAbstract
Este trabalho é fruto das experiências vivenciadas no processo do Estágio Currícular I, do Curso de Pedagogia da UNEB, Campus XVI/Irecê, realizado na Associação de Deficientes Visuais de Irecê - ADEVIR, cujo objetivo é refletir sobre o processo teórico e prático do processo de estágio no espaço não formal. Neste texto, faz-se reflexões sobre as experiências vivenciadas pelas estagiárias, enquanto processo formativo. Para tanto, analisou-se as atividades do projeto de estágio, desenvolvidas com cunho educativo, reflexivo e recreativo, por meio do teatro, do cinema e dos jogos dramáticos, atividades lúdicas de promoção da inclusão, com vistas ao desenvolvimento oral, físico e artístico do público participante do Estágio. Como conclusão, apresenta as considerações acerca do grande significado da realização do Estágio com os deficientes visuais, principalmente para os próprios estagiários, os quais saem fortalecidos enquanto aprendentes deste espaço, face às ricas vivências oportunizadas pelos participantes da ADEVIR.
Downloads
References
BARBOSA, E. M. S. (Org.). Eliane. Encontro de Prática e Estágio da UNEB. Salvador: EDUNEB, 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Congresso Nacional, 1996.
GOHN, M. G. Movimentos Sociais e Educação - 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PIMENTA, S. G. Estágio e Docência - 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.
____________. Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teórica e prática? - 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
REBELLO, R. Teatro-Educação: Uma Experiência Com Jovens Cegos. Salvador: EDUFBA, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.