Educação Inclusiva e Pessoa Cega

Autores/as

  • Jean Adriano Barros Silva

Palabras clave:

Educação, Cegos, Sociedade

Resumen

O presente artigo se articula com a temática que envolve a investigação sobre pessoas cegas e Educação, focando em particular, estigmas, exercício da cidadania e características particulares dos cegos. Este tema tem como objetivo geral à proposição de analisarmos o processo histórico, considerando todas as nuances em sociedade e suas conexões com a forma de trato destes indivíduos. Neste sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando reflexões e ampliando o conhecimento sobre os sujeitos da proposta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMIRALIAN, M. L. T. M. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica por meio de desenhos-estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 9ª edição. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1998.

ARAUJO, E. Estudo histórico sobre a Polícia da Capital Federal, 1808 - 1831. Tip. Leuzinger, 1898.

BOULCH, L. O Desenvolvimento Psicomotor: do nascimento até 6 anos. 7ª ed. Porto Alegra: Artes Médicas, 1992.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo, SP, Editora Brasiliense, 1981.

CAIADO, K. R. M. Aluno deficiente visual na escola - lembranças e depoimentos. Autores Associados, 2003.

DANGEVILLE, R. Crítica da Educação e do Ensino. Lisboa: Moraes, 1978.

DIONNE, J.; LAVILLE, C. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre, RS: ARTMED, 1999.

DUARTE JUNIOR, J. F. Fundamentos estéticos da educação. 2ª edição, Campinas, SP, Editora Papirus, 1988.

ENGUITA, M. F. A Fase Oculta da Escola - Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1989.

FERRETI, C. J. J. R. S. J.; OLIVEIRA, M. R. N. S. Trabaho, formação e currículo: Para onde vai a Escola? = São Paulo: Xamã, 1999.

GOLKMAN, R. Mobility training for junior and senior high school students. Boston: Little, Brown, 1989.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.

LIMA, F. J.; LIMA, R. A. F.; SILVA, J. A. (2000). A preeminência da visão: crença, filosofia, ciência e o cego. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 2 (52), 51-61.

MENESCAL, A. A. A criança portadora de deficiência visual usando seu corpo e descobrindo o mundo IN BRASIL. Lazer e atividade física e desportiva para portadores de deficiência visual. Brasil: SESI-DN. Ministério dos Esportes e turismo, 1002. 497 pág.

OLIVEIRA, J. V. G. Do essencial invisível: arte e beleza entre os cegos. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2002.

REGO, T. C. Vygotsky, uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10ª ed. Petrópolos: Vozes, 2000.

SAWAIA, B. As artimanhas da exclusão. Ed. Vozes, 1999.

SASSAKI, R. K. Inclusão. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1991.

SOLER, R. Educação Física Inclusiva na Escola. Sprint, 2005.

TRINCA, W. (1997). Prefácio. Em: Amiralian, M. L. T. M. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estória. São Paulo: Casa do Psicólogo.

VIGOTSKI, L. S. - Psicologia Pedagógica - Trad. Claudia Schiling - Porto Alegre, Artmed, 2003.

________. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Silva, J. A. B. (2024). Educação Inclusiva e Pessoa Cega. Revista Acadêmica GUETO, 1(02). Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5033

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.