Educação Alimentar e Nutricional: Um Diálogo Entre os Princípios, as Metodologias e as Demandas Atuais Para a Promoção da Saúde

Autores/as

Palabras clave:

Educação Alimentar e Nutricional, Princípios, Práticas Educativas

Resumen

Neste artigo, foram traçados aspectos históricos e conceituais, bem como, princípios e metodologias relevantes abarcados pela educação alimentar e nutricional e, com base neles, apresentados direcionamentos teóricos para apoio às intervenções em alimentação e nutrição. Desafios e limitações encontrados no campo da Educação Alimentar e Nutricional na Promoção de abordagens e práticas educativas também foram expostos. Realizou-se revisão bibliográfica crítica mediante seleção direcionada de referências, com o propósito de apresentar conceitos, princípios e metodologias que compõem o panorama atual da educação alimentar nutricional sem a pretensão de esgotamento do tema. Evidenciou-se os avanços conquistados, sobretudo, na publicação do Marco de Referência em EAN para políticas públicas, publicado em 2012. Dentre os desafios do campo, destaca-se a fragilidade da formação acadêmica em decorrência de matrizes curriculares dos cursos superiores que não privilegiem o debruçamento em torno das ciências humanas e sociais; a distância entre as formulações das políticas públicas e as práticas locais, a incoerência entre discurso de tais políticas e a prática educativa encontrada na realidade, a ausência da sistematização e reflexão em torno das práticas educativas EAN; e a ausência de uma base teórico-metodológica consolidada que respalde as ações do nutricionista no contexto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOOG, Maria Cristina Faber. Educação nutricional: passado, presente, futuro. Revista de Nutrição. PUCCAMP, Campinas, v. 10, n. 1, p. 5-19, 1997.

_______________. Contribuições da educação nutricional à construção da segurança alimentar. Saúde Rev. 6 (13); 17-23. 2004.

BOOG, Maria Cristina Faber & MOTTA D. G. Educação Nutricional. 3ª ed. São Paulo: Ibrasa, 1985.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas - Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

CASTRO, Claúdio de Moura & PELIANO, Anna Medeiros. Novos alimentos, velhos hábitos e o espaço para ações educativas. In: CASTRO, C. M. & COIMBRA, M. org. O problema alimentar no Brasil. São Paulo, Ed. UNICAMP Almod, o. 195-213. 1985.

FISCHLER, Claude. L'homnivore. Paris: Poche Odile Jacob, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1987.

____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed., São Paulo: Paz e Terra, 1998.

SANTOS, Lígia Amparo Silva. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, 17(2): 453-462, 2012.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Magalhães, C. G. (2024). Educação Alimentar e Nutricional: Um Diálogo Entre os Princípios, as Metodologias e as Demandas Atuais Para a Promoção da Saúde. Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5068

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.