Corpo e Cultura: Um Antropofagia em Devir

Autores/as

Palabras clave:

Corpo, Colonização, Devir

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender o que vem a ser um corpo devir ameríndio a partir da crítica a perspectiva colonizadora. Buscamos mergulhar em algumas imagens que caracterizaram o povo ameríndio no período colonialista. Nossa intenção é extrair um contraste de um devir artístico a partir das noções de corpo. O artigo segue a abordagem qualitativa e de tipo bibliográfico. A fundamentação teórica busca deglutir teorias, filosofias e relatos históricos a fim de canalizar nos diversos autores imagens acerca de um devir ameríndio. Partimos de Guacíra Louro (2012), Foucault (2004), Greiner (2005), Le Breton (2012) e Amantino (2012). Em nosso estudo percebemos que a materialidade do corpo está entrelaçada pela linguagem, signos e códigos nas diferentes representações que lhe são atribuídos. Sendo o corpo obra da cultura, pois é nela que ele ganha sentido, haverá sobre o corpo relações de poder - envoltórios sempre em devir - coabitando uma estética corporal em movimento de luta e resistência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZEREDO, Verônica Pacheco de Oliveira. O corpo em Nietzche a partir da "genealogia da moral" [manuscrito]/Dissertação de Mestrado, Ouro Preto, 2008.

COUTO, E. S.; GOELLNER, S. V. O triunfo do corpo: polêmicas contemporâneas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FEITOSA, C.; BARRENCHEA, M. A.; PINHEIRO, P. Nietzsche. Rio de Janeiro: DP&A: Faperj: Unirio; BRasília, DF: Capes, 2006.

FOUCAULT, Michel. El cuerpo utópico. Las heterotopias, (Ed. Nueva Vision). Esta versão está publicada no jornal argentino Página/12, 29-10-2010. A tradução é do Cepat.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. (Tradução de Raquel Ramalhete).

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

LE BRETON, D. Antropologia do corpo. Tradução de Fábio dos Santos Creder Lopes. 2 Ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2012.

PLATÃO, Teeteto - Crátilo. In: Diálogos de Platão. Tradução do grego por Carlos Alberto Nunes 3ª ed., Belém: Universidade Federal do Pará, 2001.

PRIORY, M. D.; AMANTINO, M. História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

SOARES, C. L. Corpo e história. Campinas, SP: Autores Associados, -3 Ed. 2006.

Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Marques, A. da S. (2024). Corpo e Cultura: Um Antropofagia em Devir. Revista Acadêmica GUETO, 4(08). Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5102