Equipe Editorial

Conselho Editorial

 

Professor assistente e pesquisador do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB. Possui graduação em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (2001), especialista em educação física escolar (2003), mestre de capoeira e mestrado em educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Doutor em Ciências da Educação pela Uminho - PT (2017). Coordenador do Grupo de Pesquisa Gueto/UFRB e coordenador do Projeto de Extensão Balaio de Gato - UFRB. Atualmente é presidente - cargo não remunerado da Associação Cultural Grupo Unido para Educação e Trabalhos de Orientação. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: capoeira, cultura corporal humana, estagio supervisionado em educação física e deficiência visual.

  

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Amargosa -BA, doutor em Educação (2008) Universidade Federal do Ceará/FACED. Mestre em Educação (2004) Universidade Federal da Bahia/FACED, Especialista em Estética, Semiótica, Cultura e Educação (2001): Universidade Federal da Bahia/FACED. Bacharel em Filosofia (1999): Universidade Católica do Salvador.

  

Mestrado em Ciencias Sociais Aplicadas | ADM l UFBA, Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2004), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNEB/2005) e em metodologia de ensino da Educação Física Escolar (FAVIC/2005). Graduanda em Licenciatura em Educação Física (UFRB), bem como integrante do Grupo de Pesquisa G.U.E.T.O. (UFRB). Possui grande experiência em Nutrição Clínica e em Saúde Coletiva - desde 2004, e em docência - desde 1996, conferencista internacional (COL, ARG, ECU, ESP, FRA, POR, MOZ e JAP) e como nutricionista e gestora social voluntaria da Associação Cultural Grupo Unido para Educação e Trabalhos de Orientação. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Educação Nutricional, Gestão Social e Cultural, com ênfase no ensino de práticas da cultura popular afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, nutrição clínica, capoeira, gestão social e capacitação. 

 

Conselho Científico

 

Conselho Científico e Comissões Pareceristas

O Conselho Científico da Revista Acadêmica GUETO é composto por professores doutores ou doutorandos de IES que pesquisem as temáticas preferenciais desta revista: cultura, corpo, educação, artes, linguagens, saúde, inclusão social, capoeira, diversidade, memória, identidade, territorialidades, sociedades e Lutas.

 

Comissão de editoração gráfica e eletrônica

A esta comissão cabe a editoração gráfica e eletrônica da revista, garantindo sua qualidade visual, respeitando o projeto original e as determinações do Conselho Editorial. Funcionará sob a presidência de um docente capacitado para tanto.

 

Conselho Científico

 

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Amargosa -BA, doutor em Educação(2008) Universidade Federal do Ceará/FACED. Mestre em Educação (2004) Universidade Federal da Bahia/FACED, Especialista em Estética, Semiótica, Cultura e Educação(2001): Universidade Federal da Bahia/FACED. Bacharel em Filosofia (1999): Universidade Católica do Salvador.

 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Tem experiência na área de Filosofia e Educação ministrando componentes na graduação como: Fundamentos de Filosofia, Antropologia Filosofica, Filosofia da Educação, Sociológia da Educação, Politica Educacional e Didática. Ministrou aulas no módulo Metodologia da Pesquisa no âmbito da educação popular no curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro. Ministrou a disciplina Educação e Cultura Afro-brasileira e Indigena no curso de Educação Inclusiva e a disciplina Educação Popular no curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em Educação de Jovens e Adultos-EJA.

 

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007), mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA em convênio com o Centro de Referência Latinoamericano para Educação Especial/Cuba (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995) e graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1988). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e desenvolve pesquisas na área de educação inclusiva. Tem experiência na área de Educação abordando temas como: educação especial, inclusiva e processos de ensino e aprendizagem.

 

Realizou Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1990). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia - UFBA, lecionando as disciplina Organização da Educação Brasileira e Educação Profissional. Entre o período de 1994 a 2011 foi professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuou no Mestrado de Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional, coordenou a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários - INCUBA UNEB/UNITRABALHO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Organização da Educação Brasileira, História da Educação e Política da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Sociais e Setoriais; Políticas Públicas para a Educação; História da Educação Superior no Brasil; Relação Estado-educação, Formação do trabalhador, Educação Profissional.

 

Doutor em Educação, com área de concentração em Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), com a Tese: "Política de reformulação curricular em Educação Física no Brasil". Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia -Currículo (1996), tendo defendido a Dissertação: "Currículo e Formação Profissional na UFBA: em busca de uma nova proposta". Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia. Atua também como Professor das disciplinas Didática e Metodologia do Ensino e da Pesquisa nos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu das seguintes instituições: Universidade Castelo Branco, Atualiza/Associação Cultural, ACEB/FETRAB, Faculdade da Cidade do Salvador. Consultor na área de reformas curriculares nas Universidades Públicas do Estado da Bahia. Participa como parecerista ad-hoc e/ou membro de conselho editorial de periódicos científicos na área da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Resgate, Pesquisa e Orientação-CORPO/CnPq/UFBA e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer-NEPEEL/CnPq/UESB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas de Reformas Educacionais e Curriculares, Educação Física, Educação, Formação Profissional.

 

Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1993) e Pegagogia pela UFBA (1997), pós-graduação em Direitos Humanos (UNEB- Ministério Público da Bahia), mestrado em Educação pela UFBA (2001) e doutorado em Educação pela UFBA (2007). Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas- CECULT-Santo Amaro. Docente permanente no Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (NEAB-UFRB) e no Mestrado Acadêmico Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (EISU) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA). Tutora do Programa de Educação Tutorial PET-Conexões de Saberes: Acesso, permanência e pós-permanência na UFRB (MEC/SESu), Assessora Especial da Reitoria (UFRB/2012-2015). Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFRB n- 2012-2015), Atuou como Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis -PROPAAE/UFRB (2006-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Política e Gestão Educacional, Currículo, Didática, Epistemologia e Formação,produzindo principalmente nos seguintes temas: currículo e formação docente, multiculturalidade, estudos autobiográficos e narrativas, organização curricular/planejamento estratégico no ensino superior, politicas afirmativas, permanência e pós-permanência no ensino superior e estudos étnico-raciais, complexidade - multirreferencialidade, interdisciplinaridade, diversidade, Ações Afirmativas e Ensino Superior.

 

Licenciada em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (1994). Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativa (2001). Doutora em Educação, área de especialização em Organização e Administração Escolar (2009). Desde de 1996 - Professora Auxiliar do Departamento de Cs. Sociais de Educação, Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, lecionando Unidades Curriculares do domínio científico da Organização e Administração Escolar, Sociologia da Educação e Políticas Educativas e Membro da dimensão Organizações Educativas, Padrões de Governação e de Gestão - Projeto Políticas, Governação e Administração da Educação, do Centro de Investigação em Educação. Universidade do Minho. Desde 2014, Diretora-Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal.

 

Licenciada em Filosofia – ramo educacional, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (1995). É Mestre em Ciências da Educação – Formação Pessoal e Social, pela Faculdade de Ciências Humanas da niversidade Católica Portuguesa (2000). É Doutora em Educação, área de conhecimento de Filosofia da Educação, pela Universidade do Minho (2008). É professora auxiliar do Departamento de Pedagogia do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Tem leccionado, apresentado comunicações e publicado, em Portugal e no estrangeiro, nas áreas da Educação, Filosofia Política e Axiologia.

 

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Campus de Marília (1998), Mestrado em Educação pela UNESP-Marília (2001) e Doutorado em Educação pela UNESP-Marília (2006), com período de "Doutorado Sanduíche" na Universidade do Minho (Braga / Portugal) (2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração da Educação / Sociologia das Organizações Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Administração e Gestão Escolar (teoria administrativa, modelos teóricos, pensamento administrativo brasileiro, história da administração escolar); e Formação de Gestores Escolares.

 

Mestre em Química pela UESB (2007), Licenciada em Ciências com Habilitação em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB (1993). É especialista em Química Ambiental pela UESB (2000) e Gestão e Planejamento em Sistemas em EAD pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2005). Doutoranda em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia-UFBA com pesquisa na linha de combustíveis. Tem experiência na área de tecnologia educacional e ensino de química na Educação Básica. É professora assistente no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CFP/ UFRB, atuando na área de Educação Química.

 

Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Gestora do Núcleo de Pós-Graduação no Centro de Formação de Professores da UFRB e Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar de Astronomia e Inclusão Social do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Linguística, e em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: aquisição da linguagem, surdez, língua de sinais, escrita e diversidades, letramento digital e novas tecnologias. Integra o Grupo de Pesquisa "Linguagens, Literatura e Diversidades e exerceu a função de gestora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis no Centro de Formação de Professores da Universidade, de 22 de dezembro de 2011 a 11 de março de 2015.

 

É Doutora em Educação, professora Auxiliar da Universidade do Minho/Portugal e atua na linha de investigação “A construção teórica e prática do currículo em contextos formais, não formais e informais”. Integra a equipe de Assessoria Técnica ao Programa Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau (PEQPGB), coordenado pela FEC (Fundação Fé e Cooperação) e é membro da European Association on Curriculum Studies (EuroACS). Desenvolve pesquisa na área de projeto, desenvolvimento profissional, criatividade e inovação educativa, mudança educacional, mediação socioeducativa e avaliação compreensiva e a educação nas cidades inteligentes.

 

Professora do Centro de Ciências da Saúde - CCS | UFRB, possui Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas | ADM l UFBA, Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2004), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNEB/2005), em Preceptoria no SUS (IEP - Hosp. Sírio Libanês) e em Metodologia de Ensino da Educação Física Escolar (FAVIC/2005). Integrante do Grupo de Pesquisa G.U.E.T.O. (UFRB), possui grande experiência em Nutrição Clínica e em Saúde Coletiva - desde 2004, e em docência - desde 1996, conferencista internacional (COL, ARG, ECU, ESP, FRA, POR, MOZ e JAP) e como nutricionista e gestora social voluntaria da Associação Cultural Grupo Unido para Educação e Trabalhos de Orientação. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Educação Nutricional, Gestão Social e Cultural, com ênfase no ensino de práticas da cultura popular afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, currículo, nutrição em saúde coletiva, capoeira e gestão social.