Estágios Obrigatórios: Contribuições para a Formação de Professores de Educação Física
Palavras-chave:
Estágios Obrigatórios, Formação de Professores, Educação FísicaResumo
A formação de professores em Educação Física sofreu conforme o tempo mudanças significativas para área, saiu das margens do militarismo para ser tratada de forma pedagogizada nas escolas. O estágio ocupou importante espaço na reconfiguração da formação estes professores, constituindo em um importante momento formativo. Por isso, tendo em vista a importância do estágio, sobretudo nos cursos de licenciaturas, propusemos o presente trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Estágio Obrigatório: Contribuições para a Formação do Professor de Educação Física, que tem como objetivo geral identificar e analisar as contribuições das práticas do estágio obrigatório em ambientes escolares no processo de formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, assim como conhecer as expectativas e planos profissionais destes acadêmicos. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e como instrumento investigativo foi utilizado à entrevista semi estruturada. O roteiro norteador da entrevista se constituiu de 15 questões abertas, divididas em três blocos: compreendendo o estágio, relação com a escola e a importância do estágio. Contamos com a participação de 15 licenciados, que tinham cursado os três estágios obrigatórios em ambientes escolares oferecidos pelo referido curso.
Downloads
Referências
BENITE, Larissa Cerignoni: SOUZA NETO, Samuel de; HUNGER, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 343-360, maio/ago, 2008.
CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A Formação de Professores de Educação Física: Quais Saberes e Quais Habilidades? Rev. Bras. Cienc. do Esporte, Minas Gerais, v. 22, n. 3, p.87-103, maio 2001.
CAPARROZ, Francisco Eduardo. Introdução aos anos de 1980 da Educação Física Brasileira. In: CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a educação Física na escola e a Educação Física na escola: a Educação física como componente curricular. 3ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, p. 06-15, 2007.
FAZENDA, Ivani C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Ivani C. A. Fazenda , et al., Stela C. B. Piconez (coord.) Campinas: Papirus, p. 53-62, 1991.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico crítica. 3ª Ed. Campinas SP: Autores Associados, 2005.
KULCSAR, Rosa. O Estágio Supervisionado como Atividade Integrada. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 17ª Ed. Campinas: Papirus, p. 63-74. 1991..
LIBÂNEO, José Calos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LIMA, Lenir Miguel de. Ação Educativa dos Professores de Educação Física: Teoria e Prática. Pensar a Prática, Goiás, v. 4, p. 46-66, junho-julho, 2001.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões Sobre o Estágio/ Prática de Ensino na Formação de Professores. Revista Diálogo Educativo, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, janeiro-abril 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio Curricular e Prática: os conceitos de prática presentes nos cursos de formação de professores. In: 2010. O estágio na formação de professores: Unidade teoria e prática. 9ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, p. 21-22, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
BRASIL, Serviço Público Federal Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Resolução Nº 004/2012, 23 de maio de 2012. Cruz das Almas, p. 45.
BRASIL, UFRB, Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD. Coordenadoria de Ensino e Integração Acadêmica Núcleo Didático-Pedagógico. Projeto Pedagógico do curso Licenciatura em Educação Física. Amargosa, 30 de novembro de 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.