RAÇA E CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

Cultura Afro-Brasileira, Formação de Professores, Lei 10.639/03

Resumo

A escola brasileira é constituída de uma diversidade cultural muito grande, faz parte do trabalho docente englobar tais culturas no processo de ensino. No ano de 2003 foi implementada a Lei 10.639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de história da África e Cultura Afro-Brasileira em todo o currículo escolar. Assim, o presente trabalho vem discutir como está ocorrendo a formação de professor para que tal lei seja atendida. Um agravante é encontrado ao refletir sobre a formação inicial do professor de química, e de ciências da natureza e exatas. As grades curriculares desses cursos ainda tendem a uma valorização exacerbada das técnicas, e acabam por reproduzir o conhecimento baseado em estereótipos criados por visões colonizadoras. A má formação dos professores vem implicando numa visão de ciência e de cientista fragmentada e destoante da realidade, pouco se leva em conta as contribuições do povo africano e afro-brasileiro para a ciência. Mediante a isso, foi aplicada uma oficina de curta duração, durante uma disciplina do curso de Licenciatura em Química, com o intuito de observar como vem ocorrendo a formação de futuros professores de química frente aos debates étnicos-raciais. Notamos que existem lacunas muito grande na formação dos professores de química, que não são preparados para atuar com temas relacionados a história e cultura Africana ou Afro-brasileira em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, C. M. S. Formação de Professores à luz da História e Cultura Afro-brasileira e Africana: nova tendências, novos desafios para uma prática reflexiva. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa. São Paulo, v. 3, n.5, p. 224-238, 2009.

BRASIL. Lei Federal no 10.639, de 09 de Janeiro de 2003. Altera a Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afrobrasileira”, e da outras providências. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/2003L10.639.htm>. Acessado em 27 de junho de 2018.

OLIVA, A. R. A História da África nos bancos escolares: representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos (UCAM. Impresso), Rio de Janeiro, v. 25, n.3, p. 421-461, 2003.

PAULA, B. X.; PERÓN, C. M. R. A formação docente e a implementação dos estudos de história e cultura da África e afro-brasileira. In: XVIII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA – O HISTORIADOR E SEU TEMPO. São Paulo, 2006. Anais... São Paulo: ANPUH/SP – UNESP/Assis, 2006.

ROSA, D. K. A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. In: XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. Uberlândia, 2015. Anais... Uberlândia: SNEF:2015

RODRIGUES, T. C. Movimento negro no cenário brasileiro: embate e contribuições à política educacional nas décadas de 1980-1990. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

SILVA, D. V. C. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Santana, C. Q., Brandão, L. F. S. da P., & Silva, C. S. (2024). RAÇA E CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Acadêmica GUETO, 5(13). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5178

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.