Defendendo os interesses pátrios contra os inimigos do Brasil: A atuação política e intelectual de Carlos de Souza Moraes através do jornal Correio de São Leopoldo (São Leopoldo/RS, 1938-1943)
Keywords:
Política. Imprensa. Nacionalismo. Estado Novo. Educação.Abstract
Nosso objetivo neste artigo é analisar a interação entre os campos político e intelectual através da imprensa, através de um estudo de caso que tem como local o município sul-rio-grandense de São Leopoldo, durante o período mais intenso do regime do Estado Novo, durante os anos de 1938 e 1943. Tendo como base a atuação de Carlos de Souza Moraes, que exerceu atividades políticas e intelectuais durante esse período, ao mesmo tempo em que ocupava o cargo de diretor do jornal Correio de São Leopoldo, buscamos sopesar como esse jornal foi utilizado como instrumento de divulgação das ideias nacionalistas deste agente político e intelectual e sua campanha contra determinados grupos étnicos, vistos como uma ameaça a integridade brasileira.
Downloads
References
GERTZ, René E. O Estado Novo no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.
MORAES, Carlos de Souza. A ofensiva japonesa no Brasil: aspecto social, econômico e político da colonização nipônica. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1942.
PINHO, Silvia Oliveira Campos de. Alberto Torres: uma obra, várias leituras. Belo Horizonte, 2007. Dissertação [Mestrado]. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Programa de Pós-Graduação em História, 2007.
PY, Aurélio da Silva. A 5 coluna no Brasil: A conspiração nazi no Rio Grande do Sul. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1942.
RÉMOND, René (org.). Por Uma História Política. Rio de Janeiro: UFRJ, FGV, 1996.
REIS, Daniel Aarão. Intelectuais, História e Política: séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.