Defendendo os interesses pátrios contra os inimigos do Brasil: A atuação política e intelectual de Carlos de Souza Moraes através do jornal Correio de São Leopoldo (São Leopoldo/RS, 1938-1943)

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

Palavras-chave:

Política. Imprensa. Nacionalismo. Estado Novo. Educação.

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é analisar a interação entre os campos político e intelectual através da imprensa, através de um estudo de caso que tem como local o município sul-rio-grandense de São Leopoldo, durante o período mais intenso do regime do Estado Novo, durante os anos de 1938 e 1943. Tendo como base a atuação de Carlos de Souza Moraes, que exerceu atividades políticas e intelectuais durante esse período, ao mesmo tempo em que ocupava o cargo de diretor do jornal Correio de São Leopoldo, buscamos sopesar como esse jornal foi utilizado como instrumento de divulgação das ideias nacionalistas deste agente político e intelectual e sua campanha contra determinados grupos étnicos, vistos como uma ameaça a integridade brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História pela mesma instituição (2013). Professor no Curso de Graduação em Licenciatura em História e em Cursos de Especialização do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI) e membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Esteve vinculado ao Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros (NETB) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNISINOS (2011-2016). Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestão 2016-2017) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; relações interétnicas; formação de redes sociais; organização social; educação, política e religião; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus, acervos e arquivos documentais e históricos; ensino de História. 

Referências

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

GERTZ, René E. O Estado Novo no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.

MORAES, Carlos de Souza. A ofensiva japonesa no Brasil: aspecto social, econômico e político da colonização nipônica. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1942.

PINHO, Silvia Oliveira Campos de. Alberto Torres: uma obra, várias leituras. Belo Horizonte, 2007. Dissertação [Mestrado]. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Programa de Pós-Graduação em História, 2007.

PY, Aurélio da Silva. A 5 coluna no Brasil: A conspiração nazi no Rio Grande do Sul. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1942.

RÉMOND, René (org.). Por Uma História Política. Rio de Janeiro: UFRJ, FGV, 1996.

REIS, Daniel Aarão. Intelectuais, História e Política: séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.

Downloads

Publicado

2018-04-30