JUVENTUDES EXTRATIVISTAS DA FLONA DE TEFÉ
Educação em Movimento por Direito para a Superação da Desigualdade de Acesso à Educação
Palavras-chave:
Jovens protagonistas, FLONA de Tefé, jovens, Educação.Resumo
Este trabalho discute os desafios da educação de jovens nas comunidades tradicionais da Floresta Nacional (Flona) de Tefé e seu entorno, principalmente no que diz respeito ao acesso e à qualidade da educação. A metodologia usada foi a pesquisa-ação participante. Trabalhamos dois grupos focais com sete pessoas em cada um, totalizando 14 jovens e utilizamos 38 questionários semiestruturados. O método de análise foi o materialismo dialético, acerca das relações estabelecidas entre grupos de pessoas e suas conexões com os processos de transformações sociais e seus delineamentos. Procuramos evidenciar as contradições em torno dessa educação, e como as juventudes se movimentam a respeito da temática. Ouvindo as necessidades dos povos da floresta, percebemos que precisamos superar duas questões que discutimos e apontamos neste texto: a primeira delas é a educação bancária, aquela que não respeita a cultura e o contexto do ser educando e só deposita conhecimento; a segunda delas é a falta de políticas públicas para o acesso a uma educação pública de qualidade que leve em consideração as especificidades dos povos e comunidades tradicionais.
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