ENTRE O PUNITIVISMO E A RESISTÊNCIA

Práticas de letramento de jovens negros na socioeducação

Auteurs

Mots-clés :

Socioeducação, Privação de liberdade, racismo, Juventudes, escrita

Résumé

O debate sobre a socioeducação, neste artigo, estabelece como ponto de partida a relação entre racismo, juventude e privação de liberdade nas experiências de vida e letramento de jovens negros privados de liberdade no Brasil. A partir destas chaves de leitura, buscamos compreender as práticas de letramento de jovens negros privados de liberdade com o aporte teórico dos estudos sobre relações etnicorraciais e dos novos estudos sobre letramento. O argumento central do artigo é que os textos escritos por jovens que cumprem medida socioeducativa em regime fechado (internação) evidenciam tensionamentos entre o discurso punitivista que perpassa as experiências destes jovens no sistema socioeducativo e, por outro lado, o uso da escrita como estratégia de resistência à violência que sofrem dentro e fora do sistema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.
Coordenadora do projeto de pesquisa Educação e Letramento em Espaços de Privação de Liberdade na Região Sul do Brasil.
Membro da Remir - Rede de Estudos e Extensão em Contexto de Privação de Liberdade.

Ana Clara de Oliveira Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação (Linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023) Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2020). É técnica em Administração (2015). Foi estagiária na Gerência de Programação - GEPRO - do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (2018-2020) e da ANCINE - Agência Nacional do Cinema (2018) atuou na Superintendência de Desenvolvimento Econômico. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Estudos de Gênero, raça e classe e Educação, com ênfase em na privação de liberdade de jovens e adolescentes. É Educadora popular da Rede Emancipa (Emancipa no DEGASE) desde 2019. Foi produtora do Grupo Teatral KRIADAKI - grupo composto por egressos do sistema prisional - (2019-2020) e desde 2019 é pesquisadora do PSV (Perceber sem ver) da Universidade Federal Fluminense, grupo de pesquisa e extensão que realiza oficinas e diálogos com pessoas cegas e de baixa visão. Também atua desde 2020 no Escrevivendo a liberdade - Grupo de pesquisa e extensão com parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro que se propõe a discutir leituras, remição de pena, desencarceramento e Escrevivências (termo cunhado pela autora Conceição Evaristo) e elaborar oficinas de escrita literária e leitura para adolescentes que estão em internação no DEGASE - RJ

 

Références

ALMEIDA, S (2019) Racismo Estrutural. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo, Sueli Carneiro, Pólen.

ARROYO, M (2010) Currículo - Território em Disputa. Petrópolis, Editora Vozes.

BAKHTIN, M (2014) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec.

CERQUEIRA, Daniel; BUENO, Samira (coord.). Atlas da violência 2023. Brasília: Ipea; FBSP,2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/riatlasdaviolencia2023

COSTA, A P C, Martins, C H S, Silva, H C (2020) Necroeducação: reflexões sobre a morte do negro no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 25, e250043. p.1-22.

COSTA, A P M (2015) Os direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e o sistema constitucional brasileiro. In: CRAIDY, C M; SZUCHMAN, K (Orgs.) Socioeducação: Fundamentos e Práticas. POrto Alegre: Editora da UFRGS. p.12-27

FANON, Frantz (1983) . Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Ed. Fator.

FREIRE, P (1987) A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. São Paulo: Editora Cortez.

FREIRE, P (1996) Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra.

GOFFMAN, I (1974) Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo, Ed. Perspectiva.

GOMES, N L; LABORNE, A A P (2018) Pedagogia da Crueldade: Racismo e extermínio da juventude negra. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34, e197406, p.1-26

HOOKS, bell (2013). Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. São Paulo. 2013. Editora Martins Fontes.

KILOMBA, Grada (2015). Tradução livre do texto While I write de Grada Kilomba, feito por Anne Caroline Quiangala. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=UKUaOwfmA9w

KLEIMAN, A (2008) Os Estudos sobre Letramento e a Formação do Professor de Língua Materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez.

KRENAK, Ailton (2020). A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras.

MBEMBE, Achille (2016). Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo.

MIGNOLO, Walter (2013). Decolonialidade como o caminho para a cooperação. IHU Online. Edição 431, nov. Disponível em: Acesso em: 4 de mar. 2023.

QUIJANO, A (2000). Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E (Org.) Colonialidad del Saber y Eurocentrismo. Buenos Aires, Ed. Unesco-Clacso.

SEGATO, Rita (2021) Contrapedagogías de la Crueldad. 3ª edição. Buenos Aires, Prometeo Libros.

STREET, B (2010) Os Novos Estudos sobre o Letramento: Histórico e Perspectivas. In: MARINHO, M; CARVALHO, G T (Orgs.). Cultura Escrita e Letramento. Belo Horizonte, Ed.UFMG.

VIDAL, A. (2022) Traços de vidas juvenis: rastros em escritas de jovens na socioeducação. Tese - Doutorado em Educação. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Téléchargements

Publiée

2025-05-11

Comment citer

Ferreira Godinho, A. C., & de Oliveira Peixoto, A. C. (2025). ENTRE O PUNITIVISMO E A RESISTÊNCIA: Práticas de letramento de jovens negros na socioeducação. Jovens Do Sul Global - Revista De Sociologia Da Juventude , 1(1), 1–17. Consulté à l’adresse https://www3.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4793