Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
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Diretrizes para Autores

Organização do manuscrito (para todas as modalidades de submissão - artigos científicos, comunicações científicas ou artigos de revisão).

Os manuscritos submetidos que não estiverem de acordo com as normas da revista, serão imediatamente rejeitados, com devida comunicação aos autores e explicitando este motivo.

Orientações para garantia da integridade e originalidade dos manuscritos:

Manuscritos submetidos a Magistra contendo informações, conclusões ou dados que já foram disseminados de forma significativa (apresentados em eventos científicos e/ou divulgados na internet), devem indicar claramente aos leitores a existência da divulgação prévia da informação. Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de conteúdo de trabalhos anteriores do(s) próprio(s) autor(es) deve ser assinalado, com as devidas referências e citações. A revista Magistra recomenda o conhecimento e adoção das Diretrizes Básicas para Integridade na Atividade Científica disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq disponíveis em http://cnpq.br/diretrizes.

No ato da submissão o autor responsável deverá baixar, preencher  os dados de todos os autores, selecionar uma área para avaliação, assinar o documento, salvar em PDF e anexar juntamente com o manuscrito no sistema da revista. Link do formulário: Formulário de Submissão

O manuscrito deve ser digitado em processador de texto no formato .doc e .docx em páginas A4, espaçamento duplo, fonte Arial, tamanho 12, todas as margens de 2 cm, numerando-se tabelas e figuras. Todas as linhas deverão ser numeradas e paginadas no lado inferior direito. As figuras e tabelas devem ser disponibilizadas ao final do texto, após as referencias em páginas e individualizadas.

Artigo Científico:

Para artigo científico o número de páginas não deve exceder a 20, incluindo tabelas e figuras. O manuscrito deverá conter os seguintes tópicos:

Título - deve estar em português e inglês (caso o manuscrito seja em português) e inglês e português (caso o manuscrito seja em inglês), se o texto for escrito na língua espanhola deverá apresentar o título em espanhol e inglês. Deverá ser conciso e representar o conteúdo e objetivo do trabalho (máximo de 15 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções), em negrito; tamanho 12. Somente a primeira letra do título do manuscrito deve ser maiúscula, exceto no caso de nomes próprios. Evitar abreviaturas e nomes científicos no título. O nome científico só deve ser empregado quando estritamente necessário. O título em inglês deve ser tradução fiel do título em português ou espanhol (letra inicial maiúscula; negrito; tamanho 12).

Autores e Filiação - O documento original de submissão (versão inicial de submissão) não deve conter os nomes dos autores e nem suas respectivas filiações. Na etapa final de avaliação tais informações serão inseridas no cabeçalho do manuscrito. Na etapa de submissão, os nomes dos autores devem ser cadastrados na plataforma da revista no formulário apropriado, disponibilizado no item 2 em “condições para submissão”, escritos por extenso, com letra inicial maiúscula. A filiação deve ser apresentada abaixo dos nomes dos autores, com identificação da instituição de filiação. Não precisa mencionar as titulações dos autores. O autor para correspondência será aquele responsável pelo ato de submissão do trabalho que terá a incumbência de acompanhar todo o processo de avaliação.

Resumo – deve conter no máximo 250 palavras, ser elaborado em frases curtas e conter objetivo, materiais e métodos, resultados e conclusão. As palavras chave devem iniciar em maiúscula e separadas por vírgula. Não deve conter citações bibliográficas nem abreviaturas. O final do texto deve conter a principal conclusão.

Palavras chave – devem ser no máximo no número de três palavras, diferentes daquelas constantes no título, em letras iniciadas em minúsculas separadas por vírgulas (tamanho 12).

Abstract - deve ser a tradução fiel do resumo (tamanho 12).

Key words - tradução fiel das palavras chave (tamanho 12).

Os títulos dos itens Introdução, Material e métodos, Resultados e discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências deverão ser centralizados e grafados com letras minúsculas, exceto a letra inicial, e em negrito. Seguem as especificações de cada item no texto.

Introdução - deve apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado, estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto (revisão de literatura) e no último parágrafo o objetivo.

Material e Métodos - deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica, apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental, evitar o uso de abreviações ou siglas, deve explicitar a  descrição detalhada dos tratamentos e variáveis. Evitar detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente. Descrever os procedimentos de modo que outro pesquisador possa repetir o experimento. Deve conter informação sobre os métodos estatísticos e as transformações de dados. Para manuscritos na área de Desenvolvimento Rural esse item poderá ser substituído pelo termo Referencial Metodológico. Trabalhos envolvendo experimentação animal ou pesquisas com seres humanos devem explicitar no primeiro parágrafo o protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Experimentação Animal ou Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Resultados e Discussão – todos os dados apresentados em tabelas e figuras devem ser discutidos, os dados das tabelas e figuras não devem ser repetidos no texto, as tabelas e figuras deverão ser citadas sequencialmente, evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados, dados não apresentados não devem ser discutidos. O texto deve ser claro, conciso e não deve conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.

Tabela - conjunto de dados alfanuméricos ordenados em linhas e colunas de caráter autoexplicativo. Usar linhas horizontais na separação dos cabeçalhos e no final da tabela. O título da tabela recebe inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto, inclusive citação no texto (ex.: Tabela 1.). Pode ser apresentada em espaçamento simples e fonte de tamanho 12. 

Figura – compreende qualquer ilustração que apresente linhas e pontos. O título da figura deve aparecer na parte superior, precedido da palavra figura em negrito, fonte arial 12 com inicial maiúscula seguido do número de ordem em algarismo arábico e ponto, inclusive citação no texto (ex.: Figura 1.), ser iniciado com palavra designativa (desenho, fotografia, gráfico, fluxograma, esquema, etc). As figuras devem estar no formato .jpg, .jpeg ou png e resolução de 300 bpi, quando pertinente.

Toda tabela e/ou figura que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, informação sobre a fonte (autor, autorização de uso, data) e a correspondente referência deve figurar nas Referências. Tabelas e/ou figuras de autoria própria deverão indicar na parte inferior a denominação Fonte: Dados da Pesquisa; Obs: Figuras, quadros e tabelas devem ser inseridos após as referências do manuscrito.

Conclusão - Deve ser apresentada em frases curtas, sem comentários adicionais, devem ser elaboradas com base no objetivo do trabalho.

Agradecimentos – opcional, deve ser breve e direto, iniciando-se com “Ao, Aos, À ou Às” (pessoas ou instituições), deve conter o motivo do agradecimento.

Referências - As referências devem ser relacionadas em ordem alfabética, alinhadas à margem esquerda, dando-se preferência a artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, indexadas. Evitar livros e teses. 

Para referências e citações no texto são adotadas as normas da APA em vigência (ver: Breve Resumo das Normas da APA - RAC/ANPAD, 2017). Adicionar, sempre que disponível, o endereço DOI de cada referência.

Comunicações Científicas

 As Comunicações Científicas seguirão as mesmas normas descritas para os  Artigo Científico e deverão conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês), Autores e Filiação, Resumo, Palavras chave, Abstract, Key words, Texto (sem subdivisão em tópicos, porém seguindo a ordem de introdução; metodologia; resultados, discussão e conclusão; podendo conter tabelas ou figuras); Agradecimentos (Opcional) e Referências. O número de páginas não deve exceder a 10, incluindo tabelas e figuras.

Artigos de Revisão

Artigos de Revisão somente serão recebidos a convite do Conselho Editorial da Magistra sendo que o processo de submissão seguirá o mesmo padrão das outras modalidades de publicação da revista. 

- Pesquisas que envolvem Animais ou Seres Humanos (incluindo a aplicação de questionários, etc)

As pesquisas realizadas e regulamentadas conforme legislação vigente, devem ter sido aprovadas pela Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) ou pela Comissão de Ética no Uso dos Animais (CEUA), devendo ser mencionada toda informação correspondente no item "Material e Métodos".

Normas para citação da Magistra, segundo a APA 5ª edição.

Citação direta – Sobrenome do autor inicia em caixa alta (Maiúsculo):  (Miranda, 2013)

Vários autores incluir o “&” entre o penúltimo e o ultimo sobrenome, mesmo em datas diferentes. Exemplos: 1 – (Carvalho, Santos & Barbosa, 2007);

2 – (Figueiredo, 2014, Santana & Gonçalves, 2016);

3 – (Fialho, 1998, Trancoso, 2013, Silveira, Goes, 2017 & Sylva, 2018).

Referência: Nas referencias o penúltimo e último sobrenome dos autores deve ser ligado por “&”

Obs: Os sobrenomes dos autores são separados por vírgula.

Citação indireta – Sobrenome do autor inicia em caixa alta (Maiúsculo): Dantas, 2014

 Citação de nomes de organizações, empresas, associações, etc.

 A primeira citação deverá ser acompanhada do nome completo da instituição acompanhado da sigla entre colchete diferentemente da ABNT.

Exemplos: Citação: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] (2017) ocorreu um declínio no número de habitantes da região;

Referência: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). TITULO e demais informações

Citação: O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [IPEA] (2018) corrobora com as seguintes informações.....;

Referência: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2018). TITULO e demais informações.

 

Artigos

Política padrão de seção

Evento científico

A seção eventos científicos é destinada a publicar resumos de trabalhos aprovados  e realizados na UFRB e/ou entre parceiros na Magistra   em formato de Anais, diferentemente dos números contínuos da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.