AÇÕES AFIRMATIVAS E A FORMAÇÃO DE PESQUISAS

Affirmative action and the formation of research

Autores

Resumo

Introdução: A trajetória das populações indígenas é marcada pela defesa e luta por direitos essenciais e constantemente subjugados pelo estado e sociedade. Assim, no cenário nacional e no contexto de formação da sociedade brasileira, a causa indígena é atravessada por diferentes violências, as quais expõem os povos indígenas a situações de vulnerabilidade. No que se refere à saúde dessas populações, a Política Nacional de Saúde Integral da População Indígena emerge como a possibilidade de garantias e melhorias, no entanto, a sua implementação ainda não apresenta mudanças significativas para os povos originários, e caracteriza a falha do estado em assegurar direitos essenciais. Este artigo é um relato de experiência sobre as ações que foram desenvolvidas no evento elaborado pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Raça- NEGRAS, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB junto a Pró – Reitoria de Política Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE e pelo Coletivo de Estudantes Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a vivência de estudantes, em nível de mestrado, nas atividades em prol de ações afirmativas para os povos indígenas. Metodologia: Esta produção trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência, o qual traz uma narrativa científica correspondente a uma modalidade de escrita através da experiência, aqui relatamos uma vivência formativa de ações afirmativas junto ao núcleo de estudo NEGRAS, desenvolvidos nas seguintes atividades: Seminário de Ações Afirmativas e Povos Indígenas (i) e no Cine NEGRAS – Narrativas com e sobre nós: trajetórias dos povos indígenas no Brasil (ii). As atividades tiveram como público alvo a comunidade acadêmica da UFRB. Resultados e discussões: Durante a vivência do projeto foi possível ter contato e apreciar saberes e manifestações culturais, além do desenvolvimento das discussões levantadas a respeito do acesso e permanência estudantil, sobretudo como as ações afirmativas são importantes para as populações marginalizadas. Conclusão: Narrativas como a da Pajé, assim como outras contadas no documentário, mostram como o processo de afastamento e demonização de um rito ancestral pode gerar diversos desequilíbrios naquele espaço ancestral e de resistência indígena, potencializando e produzindo iniquidades em saúde, apesar do movimento de lutas e conquistas desde o período colonial.

Palavras-chave: Distribuição por etnia. Serviços de Saúde do Indígena. Política de Educação Superior. Políticas públicas.

Abstract

Introduction: The trajectory of indigenous populations is marked by the defense and struggle for essential rights that are constantly subjugated by the state and society. Thus, in the national scenario and in the context of the formation of Brazilian society, the indigenous cause is affected by different forms of violence, which expose indigenous peoples to situations of vulnerability. Regarding the health of these populations, the National Policy for Comprehensive Health of the Indigenous Population emerges as a possibility for guarantees and improvements. However, its implementation has not yet brought significant changes for the native peoples, and characterizes the state's failure to ensure essential rights. This article is an experience report on the actions that were developed in the event organized by the Center for Studies in Gender and Race - NEGRAS, Federal University of Recôncavo da Bahia - UFRB together with the Pro-Rectory of Affirmative Policies and Student Affairs - PROPAAE and by the Indigenous Students' Collective of the Federal University of Recôncavo da Bahia. Objective: This paper aims to report the experience of students, at the master's level, in activities in favor of affirmative actions for indigenous peoples. Methods: This production is a qualitative study of the experience report type, which presents a scientific narrative corresponding to a type of writing through experience. Here we report a formative experience of affirmative actions with the NEGRAS study center, developed in the following activities: Seminar on Affirmative Actions and Indigenous Peoples (i) and at Cine NEGRAS - Narratives with and about us: trajectories of indigenous peoples in Brazil (ii). The activities were aimed at the academic community of UFRB. Results and discussions: During the experience of the project, it was possible to have contact and appreciate knowledge and cultural manifestations, in addition to the development of discussions raised about student access and permanence, especially how affirmative actions are important for marginalized populations. Conclusion: Narratives such as that of the Pajé, as well as others told in the documentary, show how the process of distancing and demonizing an ancestral rite can generate several imbalances in that ancestral space and indigenous resistance, enhancing and producing health inequities, despite the movement of struggles and conquests since the colonial period.

Keywords: Distribution by ethnicity. Indigenous Health Services. Higher Education Policy. Public policies.

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Biografia do Autor

Denize De Almeida Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sara Joana Serra Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestranda em Saúde da População Negra e Indígena pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: sarajoana@aluno.ufrb.edu.br.

Maria da Conceição Costa Rivemales, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Marcos Vinicius Miranda Mesquita , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestrando em Saúde da População Negra e Indígena, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Cirurgião-dentista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: marvinmesquita@aluno.ufrb.edu.br .

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

Relato de experiências