Edições anteriores

  • Caderno Sisterhood - v. 4 n. 1 (2024)

    EDIÇÃO COMEMORATIVA 10 ANOS DO NEGRAS/UFRB

    Equipe editorial: Denize de Almeida Ribeiro; Carliene Sousa de Jesus; Marcos Venicius Gomes de Sá; Rânder Jorge Alcântara; Sara Joana Serra Ribeiro.

    O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), celebra 10 anos de atuação com o lançamento de uma edição especial no Caderno Sisterhood. A publicação reúne contribuições de servidores, docentes, técnicos e alunos, com o objetivo de democratizar o conhecimento científico e ampliar a visibilidade das iniciativas desenvolvidas pelo NEGRAS. Com textos técnicos e embasados em evidências, a edição destaca a relevância do núcleo na promoção de políticas públicas de saúde e no enfrentamento das desigualdades raciais, de classe e de gênero, além de inspirar novas ações e pesquisas para o futuro.


  • REFLEXÕES E SABERES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
    v. 3 n. 1 (2022)

    A presente publicação é parte das atividades desenvolvidas pela Comissão Local de Enfrentamento à Covid-19 do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), que se dispôs a receber propostas de textos sobre o cenário da pandemia que vivemos. A partir dos textos recebidos, a Comissão organizou um E-book com três volumes voltados para  a comunidade acadêmica, os/as profissionais da saúde e a comunidade em geral. Uma das recomendações que consideramos importante, ao pensar na produção deste material, foi a utilização de uma linguagem
    acessível, sem o excesso de termos técnicos, para alcançarmos todo público interessado na temática.
    Dessa forma, não houve restrições, nem limitação de autoria: discentes, técnicos e técnicas, docentes ou pessoas da comunidade externa em geral puderam enviar suas propostas. Assim, os textos poderiam ser: científicos/técnicos – baseados em evidências; relatos de experiências; de opinião/filosóficos; textos que expressassem a posição qualificada de um ou vários autores e autoras; entrevistas realizadas com especialistas no assunto; resenhas – análise crítica de artigos relacionados ao tema. Poderiam, inclusive, ter o formato de cartas, com apreciação sobre a temática e relatos de vivências decorrentes das experiências relacionadas à pandemia, assim como textos de gêneros literários.
    O desafio foi lançado e muito bem aceito e compreendido pela comunidade, pois imediatamente tivemos o retorno e a resposta positiva ao chamado traduzida no recebimento de mais de 70 textos, nos mais variados formatos. E, como resultado, temos o E-book Reflexões e Saberes em Tempos de Pandemia da
    Covid-19, com três volumes que representam um valioso olhar interno e externo sobre a experiência vivenciada por todos e todas nós com a pandemia, na forma como tem nos tocado e nos feito vivenciar dias difíceis, momentos inusitados para profissionais de saúde, professores e professoras, gestores e gestoras, estudantes, usuários e usuárias dos serviços de saúde, enfim, um contexto desafiador para nós, pessoas sujeitas aos determinantes sociais dos agravos à saúde. Nesta produção, leitores e leitoras irão encontrar no volume 1: artigos científicos baseados em evidências de pesquisas e relatos de experiências. Já os volumes 2 e 3 reservamos a textos literários, técnicos e de opinião, escritos que expressam uma posição qualificada dos autores e autoras, a partir de suas próprias reflexões.
    Este formato diverso traduz um pouco do nosso desejo de incluir o pensamento de nossa comunidade, na criação deste que é um espaço de expressão e que pretendemos que seja também de reverberação de boas energias neste momento único. Assim, desejamos a todos e todas uma boa leitura deste registro histórico para aqueles e aquelas que lidam ou querem conhecer mais sobre a saúde da população de alguma forma.

  • REFLEXÕES E SABERES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
    v. 2 n. 1 (2022)

    A Comissão de Enfrentamento à Covid-19, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), foi formada por representantes de todos os cursos do Centro, professores e professoras, discentes, servidores e servidoras técnicos/as, e coordenada pela Gestão de Extensão. A tarefa dessa Comissão foi produzir ações de extensão a serem desenvolvidas no formato online e que alcançassem a população de um modo geral.
    O que desejamos, ao propor esta publicação, foi que este também fosse um espaço terapêutico, no sentido de receber as reflexões e produções da comunidade acadêmica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e de outras Instituições de Ensino Superior brasileiras neste momento de pandemia que vivemos. A produção escrita nos ajuda a externar emoções, reflexões e sentimentos que trazemos dentro de cada um e cada uma de nós sobre as vivências e experiências que produzimos de forma subjetiva, a partir de eventos significativos em nossas vidas.
    Nesse sentido, este E-book é uma colaboração entre servidores/as docentes, servidores/as técnicos, discentes e a comunidade em geral que integram a UFRB e, como este é também um produto que parte da Gestão de Extensão, contemplamos outras Instituições de Ensino Superior e indivíduos de um modo geral, que se dedicaram a produzir e enviar seus textos para compor esta obra.
    Foram tantos os autores e autoras que atenderam ao nosso chamado, com textos em diferentes formatos e linguagens, que decidimos organizar três volumes. Nesse segundo volume, encontram-se os textos que são artigos opinativos, textos construídos a partir da observação, originados das reflexões e discussões frente à experiência vivenciada pelos autores e autoras no contexto da pandemia.
    Desse modo, registramos aqui nossos agradecimentos aos autores e autoras, organizadores e organizadoras, colaboradores e colaboradoras, incentivadores e incentivadoras que transformaram esta proposta em uma realidade.

    Boa leitura!

  • Reflexões e Saberes em Torno da Pandemia
    v. 1 n. 1 (2021)

    A presente publicação é parte das atividades desenvolvidas pela Comissão Local de Enfrentamento à Covid-19 do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), que se dispôs a receber propostas de textos sobre o cenário da pandemia que vivemos. A partir do volume de textos recebidos, a Comissão organizou dois volumes voltados para  a comunidade acadêmica, os/as profissionais da saúde e a comunidade em geral. Uma das recomendações que consideramos importante, ao pensar na produção deste material, foi a utilização de uma linguagem acessível, sem o excesso de termos técnicos, para alcançarmos todo público interessado na temática.

    Dessa forma, não houve restrições, nem limitação de autoria: discentes, técnicos e técnicas, docentes ou pessoas da comunidade externa em geral puderam enviar suas propostas. Assim, os textos poderiam ser: científicos/técnicos – baseados em evidências; relatos de experiências; de opinião/filosóficos; textos que expressassem a posição qualificada de um ou vários autores e autoras; entrevistas realizadas com especialistas no assunto; resenhas – análise crítica de artigos relacionados ao tema. Poderiam, inclusive, ter o formato de cartas, com apreciação sobre a temática e relatos de vivências decorrentes das experiências relacionadas à pandemia, assim como textos de gêneros literários.

    O desafio foi lançado e muito bem aceito e compreendido pela comunidade, pois imediatamente tivemos o retorno e a resposta positiva ao chamado traduzida no recebimento de mais de 70 textos, nos mais variados formatos. 

    Por conta disso, a equipe organizadora teve que recorrer à contribuição de colegas de outros centros no processo de avaliação dos textos que utilizam da linguagem literária, que muitos de nós não dominamos. Contamos com uma equipe de organizadores e organizadoras bastante motivada e comprometida com a qualidade dos escritos.

    E, como resultado, temos Reflexões e Saberes em Tempos de Pandemia da Covid-19, com dois volumes que representam um valioso olhar interno e externo sobre a experiência vivenciada por todos e todas nós com a pandemia, na forma como tem nos tocado e nos feito vivenciar dias difíceis, momentos inusitados para profissionais de saúde, professores e professoras, gestores e gestoras, estudantes, usuários e usuárias dos serviços de saúde, enfim, um contexto desafiador para nós, pessoas sujeitas aos determinantes sociais dos agravos à saúde.

    Esta publicação nos representa neste momento e se torna parte da história do Centro de Ciências da Saúde e da UFRB, pela própria forma como foi elaborada pela equipe organizadora, do mesmo jeito que foi concebida pela Comissão.

    Desejamos que leitores e leitoras se encontrem aqui, nas linhas e entrelinhas desta construção coletiva, com olhares de diversas áreas, com um pouco de cada um e cada uma de nós. Que os textos aqui presentes possam fundamentar discussões, estudos e pesquisas sobre a pandemia e que possam também nos fazer vislumbrar as possibilidades de superação e de novas construções coletivas. Essa edição só se tornou viável através do compromisso, da disponibilidade de cooperação e do trabalho da equipe organizadora desta publicação.

    Nessa edição, leitores e leitoras irão encontrar no volume 1: artigos científicos baseados em evidências de pesquisas e relatos de experiências. Já o volume 2 reservamos a todos os textos de opinião, escritos que expressam uma posição qualificada dos autores e autoras, a partir de suas próprias reflexões, além de textos literários e técnicos.

    Este formato diverso traduz um pouco do nosso desejo de incluir o pensamento de nossa comunidade, na criação deste que é um espaço de expressão e que pretendemos que seja também de reverberação de boas energias neste momento único. Assim, desejamos a todos e todas uma boa leitura deste registro histórico para aqueles e aquelas que lidam ou querem conhecer mais sobre a saúde da população de alguma forma.


                                                                                                                                                                        Denize Ribeiro

  • Genocídio negro: Impactos na saúde das mulheres, juventude, comunidades tradicionais e comunidade LGBT
    v. 3 n. 3 (2019)

    A terceira edição do Caderno Sisterhood traz como tema: Genocídio negro: impactos na
    saúde das mulheres, juventude, comunidades tradicionais e comunidade LGBT e
    convida você para dialogar com textos de protesto e denúncia contra o extermínio de
    jovens negros no Brasil. Quer seja por meio de homicídios, quer pelo desrespeito aos
    direitos que proporcionariam melhores condições sociais, a população negra ainda é vítima
    da intolerância e do preconceito nas mais diversas esferas da sociedade.