Evidências da associação entre o uso de máscara e esforço vocal

uma breve revisão da literatura

Autores

Palavras-chave:

uso de máscaras, COVID-19, sala de aula, esforço vocal, inteligibilidade da fala

Resumo

Máscaras são barreiras para os vírus e para a comunicação em um contexto de retorno às atividades presenciais em sala de aula na pandemia, para o qual não se foi pensado em um desfecho de problema de voz. Diante disso, o objetivo desta revisão foi identificar na literatura evidências da associação entre o uso de máscara e esforço vocal Esta breve revisão teve uma abordagem sistemática que consistiu nas seguintes etapas: estratégia de busca, triagem e seleção de bibliografias, extração e análise de dados e apresentação de resultados. Foram 1114 resultados, que, após filtrados, restaram três trabalhos, cujos conteúdos foram extraídos e organizados em um tema comum entre eles. A análise dos trabalhos descreveu qual seria o melhor tipo de máscaras para o ambiente de ensino pelo método experimental (inteligibilidade) e pela percepção dos professores (sem desconforto).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

de Souza, Marcelle Bitencourt Maciel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda no curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Silva, M. V. I. da, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estadual Paulista (Unesp), Mestrado pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Tem experiência no estudo de motores de combustão interna, ensaios dinamométricos e testes para análise física e química de óleo lubrificante e combustíveis (diesel, biodiesel e etanol). Filiação: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC)/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Brasil.

Referências

ARAÚJO, E. J. et al. Dificuldade na percepção auditiva em usuários de máscara de proteção individual na pandemia de COVID-19. Pandemia COVID-19: desafios e possibilidades de atuação para as equipes de Saúde, v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: <http://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ACIS/article/view/2644/1713>.

ARKSEY, H.; O’MALLEY, L. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, v. 8, n. 1, p. 19, 2005.

BISTAFA, S. R. Acústica aplicada ao controle de ruído. São Paulo: Blucher, 2018.

BOTTALICO, P. et al. Effect of masks on speech intelligibility in auralized classrooms. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 148, p. 2878, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1121/10.0002450>.

BRASIL, N. d. A. d. T. e. S. N. H. Tempo de uso de máscaras de proteção respiratória N95/PFF2 (respirador particulado). 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitaisuniversitarios/regiao-sudeste/hugg-unirio/ensino-epesquisa/pesquisa/revisoarapidatempousoN95PFF2out2022.pdf>.

GOLDIN, A.; WEINSTEIN, B.; SHIMAN, N. How do medical masks degrade speech perception? Hearing Review, v. 27, n. 5, p. 8–9, 2020. Disponível em: <https://hearingreview.com/hearing-loss/health-wellness/how-do-medical-masksdegrade-speech-reception>.

KHALIL, H. et al. An EvidenceBased Approach to Scoping Reviews. Worldviews on Evidence-Based Nursing, Wiley, v. 13, n. 2, p. 118–123, 1 2016.

NOIA, I. Identificação de evidências da associação entre ventilação de salas de aulas e viabilidade de atividades presenciais no contexto da pandemia da covid-19 na UFRB: breve revisão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Exatas e

Tecnológicas) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas.

SOARES, R. O impacto do uso de máscara na qualidade vocal dos professores das Faculdades da UFP e da ESS-FP. 2021. Monografia (Projeto de Graduação em Terapêutica da Fala) - Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Porto. Disponível em: <https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/10773/1/PG_37184.pdf>.

UFRB, U. F. d. R. d. B. Atualização dos Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 para uso obrigatório de máscaras faciais em ambientes fechados no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 2022. Cruz das Almas - BA. Disponível em: <https://sistemas.ufrb.edu.br/public/baixarBoletim.do?publico=true&idBoletim=76>.

Downloads

Publicado

27-02-2024

Como Citar

Bitencourt Barreto Maciel de Souza, M., & Ivo da Silva, M. V. (2024). Evidências da associação entre o uso de máscara e esforço vocal: uma breve revisão da literatura. Revista Eletrônica De Ciências Exatas E Tecnológicas, 5(1). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/recet/article/view/3211

Edição

Seção

Ensino das Engenharias

Categorias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.