Evidências da associação entre o uso de máscara e esforço vocal
uma breve revisão da literatura
Palavras-chave:
uso de máscaras, COVID-19, sala de aula, esforço vocal, inteligibilidade da falaResumo
Máscaras são barreiras para os vírus e para a comunicação em um contexto de retorno às atividades presenciais em sala de aula na pandemia, para o qual não se foi pensado em um desfecho de problema de voz. Diante disso, o objetivo desta revisão foi identificar na literatura evidências da associação entre o uso de máscara e esforço vocal Esta breve revisão teve uma abordagem sistemática que consistiu nas seguintes etapas: estratégia de busca, triagem e seleção de bibliografias, extração e análise de dados e apresentação de resultados. Foram 1114 resultados, que, após filtrados, restaram três trabalhos, cujos conteúdos foram extraídos e organizados em um tema comum entre eles. A análise dos trabalhos descreveu qual seria o melhor tipo de máscaras para o ambiente de ensino pelo método experimental (inteligibilidade) e pela percepção dos professores (sem desconforto).
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