Redução do Estresse do Estudante de Enfermagem: Um Estudo com Auriculoterapia

Auteurs

  • valerie kischener gomes universidade federal do amazonas
  • Sara de Sales Cruz Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas
  • Graciana de Sousa Lopes Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas
  • Sandra Greice Becker Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas
  • Leonice Fumiko Sato Kurebayashi Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.46635/revise.v1i05%20Ediçã.1450

Mots-clés :

Estudantes de enfermagem., Auriculoterapia., Estresse., PICS, Práticas Integrativas e Complementares (PICS)

Résumé

A auriculoterapia chinesa tem se mostrado eficaz na prevenção, controle e tratamento de várias enfermidades de ordem física, psicológicas e mentais, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência da auriculoterapia com sementes de mostarda na diminuição dos níveis de estresse dos estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem. Trata-se de um Estudo Clínico Randomizado, com uma amostra de 82 estudantes com score médio e alto conforme a Lista de Sintomas de Stress de Vasconcelos, onde foram divididos em 2 grupos: Controle (41) e Intervenção com auriculoterapia (41). Foram reavaliados após 8 sessões. Na análise encontrou-se diferença estatisticamente significativa entre os grupos de auriculoterapia e controle sem intervenção, segundo o teste t para amostras independentes (p<0,05). A redução dos níveis de estresse para o grupo auriculoterapia foi de 34% de redução dos níveis de estresse (grande decréscimo), correspondente ao índice de Cohen de 1,33 (muito grande efeito). Conclui-se que a auriculoterapia com sementes de mostarda foi eficaz em reduzir os níveis de estresse segundo a Lista de Sintomas de Stress de Vasconcellos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sara de Sales Cruz, Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas

Cursando pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas em Saúde pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Graduada em enfermagem na Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde.

Graciana de Sousa Lopes, Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestra em Enfermagem (UFAM/UEPA), membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde - NIPES, Conselheira da Liga Amazonense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS-UFAM).

Sandra Greice Becker, Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), graduação em Licenciatura Plena Em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) especialização em Saúde Mental pela Fundação Osvaldo Cruz FIOCRUZ/AM- ENSP(2006) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina- PEN/UFSC (2012).

Leonice Fumiko Sato Kurebayashi, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia (2006), mestrado em Enfermagem (2007) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é sócia e proprietária do Instituto de Terapia Integrada e Oriental, pesquisadora e vice líder do Grupo de Estudos de Práticas Alternativas e Complementares da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2021-04-02

Comment citer

gomes, valerie kischener, Cruz, S. de S., Lopes, G. de S., Becker, S. G., & Kurebayashi, L. F. S. (2021). Redução do Estresse do Estudante de Enfermagem: Um Estudo com Auriculoterapia. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 5(fluxocontinuo), 21–36. https://doi.org/10.46635/revise.v1i05 Ediçã.1450

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.