Relato de experiência no âmbito do cumprimento do distanciamento social entre os estudantes do ISCISA em tempos da covid19

Autores

  • Maria Casimira Sitoe Instituto Superior de Ciencias de Saude
  • Janete Ismael Mabuie Gove Instituto Superior de Ciências de Saúde-Moçambique

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino Remoto, Impacto do distanciamento

Resumo

É uma formulação encontrada para expressar o sentimento do que gostaríamos de apresentar sobre as medidas impostas pela pandemia da covid19.Queremos refletir e sugerir questões centrais sobre as medidas de prevenção da convid19 nas escolas. A nossa ideia, ao falar "da experiência" também queremos indicar a forma especial de olhar, elaborar e expressar a experiência: como narrativa. Mas, como veremos, a intenção narrativa, enquanto proposta de pesquisa, não pretende apenas contar histórias sobre o que foi vivido, mas sim fazer, a partir da narrativa, uma experiência, ou seja, uma forma de dar forma ao que foi vivido para prestar atenção às questões que, através da narração, nos são reveladas como aquelas que requerem detenção, desenvolvimento, exploração, investigação; não apenas para entender algo sobre eles. Pretende-se descrever comportamento  vivenciado na comunidade  estudantil do  Instituto Superior de Ciências de Saúde, face a adesão às medidas de distanciamento social. A partilha deste relato foi motivada, pela busca da luz e compressão do comportamento social dos estudantes face ao cumprimento das medidas de prevenção impostas pela pandemia da covid19, em que não se verifica o seu cumprimento. alunos continuavam em abraços, grupos de conversas sem observância de 1,5 m de distanciamento, partilha de lanches, sessões de fotos amigos, entre outros comportamentos de risco à infeção. alunos não tinham a capacidade de aceder as plataformas virtuais para continuidade do processo de ensino aprendizagem, devido a falta do poder aquisitivo dos dispositivos, megabits, falta de conhecimento na utilização dessas plataformas, constituindo desta forma um grande desafio para os gestores pedagógicos olhando para o futuro do ensino e a qualidade dos formandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Ismael Mabuie Gove, Instituto Superior de Ciências de Saúde-Moçambique

Nutricionista, Investigadora e Docente do Instituto Superior de Ciencias de Saude

Downloads

Publicado

2023-01-05

Como Citar

Sitoe, M. C., & Mabuie Gove, J. I. . (2023). Relato de experiência no âmbito do cumprimento do distanciamento social entre os estudantes do ISCISA em tempos da covid19. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 11(fluxocontinuo), 72–89. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/2627

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.